Sabesp oferece cinema gratuito para cinco mil alunos da rede pública

Escolas interessadas devem enviar um e-mail ou entrar em contato por telefone

ter, 28/09/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em parceria com o Escola no Cinema, oferece o filme “Antes que o Mundo Acabe” para escolas da rede pública de ensino e instituições de educação informal interessadas em proporcionar aos seus alunos um programa cultural de qualidade.

Ao todo, serão oferecidos cinco mil ingressos do Cine Sabesp, que estarão disponíveis a partir de outubro.  As sessões podem ser agendadas pela manhã, a partir das 9 horas, e na primeira sessão da tarde, às 14 horas. O atendimento será suspenso entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro, devido à realização da Mostra Internacional de Cinema.

Com este projeto, o Cine Sabesp reforça um de seus objetivos, dar especial atenção à inclusão social, promovendo ações para estudantes de escolas públicas. A partir de novembro, o Cine Sabesp  inicia também o Clube do Professor, com sessões de cinema exclusivas para professores.

As escolas interessadas em agendar uma sessão, devem enviar um e-mail para escolanocinema@uol.com.br ou ligar para o telefone (11) 3266 5115.

O filme 

Dirigido pela cineasta Ana Luiza Azevedo, o filme “Antes que o Mundo Acabe”, foi inspirado no livro homônimo de Marcelo Carneiro da Cunha, adotado em 2006 pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola do Ministério da Educação e distribuído para 32.147 escolas de todo o País. Conta a história de Daniel, um menino de 15 anos mergulhado em seu pequeno mundo e com problemas que parecem insolúveis: uma namorada que não sabe o que quer, um amigo que está sendo acusado de ladrão, uma pequena cidade que vai ter que ser deixada para trás. Quando recebe uma carta do pai que nunca conheceu, com fotografias de culturas e lugares distantes, Daniel descobre que o mundo é bem maior do que aquele que até então conhecia.

Voltada para o público infanto-juvenil, a narrativa acompanha a relação de Daniel com a sua família em um momento em que pais e mães assumem novas funções: a mãe trabalha o dia todo e o padrasto cuida do lar. Além de lidar de forma bem humorada com as novas formações familiares, o filme também funciona como um ótimo recurso para discussões sobre a relação entre literatura e cinema, a curiosidade despertada pelo contato com outras culturas e a fotografia como uma importante prática de registro visual.

No site do Escola no Cinema (www.escolanocinema.com.br), é possível encontrar propostas de trabalho com o livro e o filme. Outra opção interessante é participar do concurso cultural “Pense, Antes que o Mundo Acabe”, promovido pela editora Projeto. A iniciativa visa estimular a escrita de alunos entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental (no sistema de nove anos) ou entre a 5ª e a 8ª série (no sistema de oito anos).

Da Sabesp