Sabesp: Obras do Parque da Integração começam em agosto

Projeto será construído na área de preservação da adutora Rio Claro e trará benefícios diretos para 700 mil pessoas da região de Sapopemba

dom, 06/08/2006 - 15h29 | Do Portal do Governo

São Paulo receberá mais uma área de lazer, entretenimento e educação ambiental. Em agosto, terão início as obras do Parque da Integração na zona leste da capital, que será construído sobre a adutora Rio Claro e terá 7,5 quilômetros de extensão e 225 mil metros quadrados compreendidos entre a região de Sapopemba e São Mateus.

Trata-se do 2º maior parque linear em áreas urbanas e o 10º maior da cidade de São Paulo, atendendo 20 bairros, 60 escolas, beneficiando 200 mil pessoas do entorno, além de 700 mil habitantes de toda a região.

Segundo Paulo Massato, Diretor Metropolitano da Sabesp, o parque representa uma importante contribuição da Sabesp à população, principalmente pela integração com a comunidade e a preservação ambiental. “Nesta região, a empresa vai irradiar seus principais projetos ambientais voltados à economia de água, ligação das residências às redes coletoras de esgotos, bem como a despoluição dos córregos”, explica. Isso porque a participação da sociedade refletirá nas mudanças dos hábitos e na conservação dos equipamentos do parque.

“Vale lembrar que tal aproximação é inerente a todo o trabalho, pois os moradores do entorno participam das reuniões para definir as instalações do parque, acompanham e incentivam todo o trabalho”, destaca Mara Suzana Calor, assessora da Presidência.

Além da Sabesp, o projeto conta com parcerias das subprefeituras, CET, Eletropaulo e da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. As obras serão concluídas em dezembro de 2007.

Adutora Rio Claro

Possui 70 quilômetros de extensão, sendo 22 quilômetros dentro da capital. O Sistema Rio Claro produz 4 mil litros de água por segundo captadas do rio Ribeirão do Campo e abastecer 1,2 milhão de pessoas de Sapopemba (parte), na Capital, parte dos municípios de Ribeirão Pires, Mauá e Santo André.

Da assessoria de imprensa da Sabesp