Sabesp mostra Projeto Tietê no Shopping Plaza Sul

Para informar e ensinar tudo sobre o Projeto Tietê aos freqüentadores do shopping Plaza Sul, zona Sul da Capital, a Sabesp vai manter, durante todo o mês de setembro, a […]

seg, 03/09/2007 - 13h15 | Do Portal do Governo

Para informar e ensinar tudo sobre o Projeto Tietê aos freqüentadores do shopping Plaza Sul, zona Sul da Capital, a Sabesp vai manter, durante todo o mês de setembro, a exposição auto-explicativa sobre o projeto e maquete sobre o ciclo da água na natureza.

Localizada no Espaço Cultural do shopping a mostra tem como objetivo, além da informação, a conscientização das pessoas para a importância da ligação de esgoto e suas relações com a preservação do meio ambiente.

Vale lembrar que as residências devem estar conectadas ao sistema de coleta da Sabesp para que córregos e rios deixem de receber esgoto sem tratamento.

Além da exposição e maquete, monitores estarão presentes para esclarecer dúvidas e também serão exibidos filmes sobre a Sabesp, o Projeto Tietê, o tratamento de água e de esgoto e o desenho infantil Super H2O.

Projeto Tietê

Desde 1992, quando foi criado, o Projeto Tietê segue firme em seu objetivo de recuperar o principal curso d’água de São Paulo, o rio Tietê, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do meio ambiente. O objetivo deste projeto é ampliar permanentemente o sistema de coleta e tratamento de esgoto em toda a Região Metropolitana de São Paulo, em etapas sucessivas.

Com a conclusão da segunda etapa, prevista para o ano de 2008, o índice de coleta de esgoto na região metropolitana vai saltar de 80 para 84%, e o de tratamento de 62 para 70%. Estima-se que novas 290 mil ligações domiciliares estarão conectadas ao sistema de coleta da cidade, ou seja, todo este esgoto será tratado antes de ser lançado nos principais mananciais da cidade, principalmente na represa Billings e nos rios Pinheiros e Tietê. Nesta etapa, também serão construídos 960 km de novas redes coletoras de esgoto, 110 km de coletores-tronco, 33 km de interceptores e 65 elevatórias, sendo que 95% destas obras já foram concluídas.

No interior paulista é visível a melhora da qualidade do rio Tietê já que na primeira etapa houve uma redução de 120 km da mancha poluidora, permitindo que algumas comunidades voltassem a viver da pesca. E na segunda etapa haverá redução de mais 40 km do trecho poluído do rio.

Serviço:

Exposição Projeto Tietê no Shopping Plaza Sul

Local: Praça Leonor Kampa, 100 (Ricardo Jafet) – Jardim da Saúde

Tel: 5077-7300 – Das 10 às 22 horas

Da Sabesp

(J.H.)