Sabesp mostra Projeto Tietê no evento Viva a Mata

Sabesp participa da quarta edição do evento, na marquise do Parque do Ibirapuera

ter, 27/05/2008 - 11h52 | Do Portal do Governo

De 29 de Maio a 1º de Junho, a Sabesp participa da quarta edição do evento “Viva a Mata”, realizado pela SOS Mata Atlântica na marquise do Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital.

O objetivo da Sabesp é mostrar a trajetória do Projeto Tietê de maneira bastante diferenciada. Será construída uma tubulação de cerca de 12 metros de comprimento com de 2,20m de diâmetro onde os visitantes poderão “viajar” pelas informações que estarão coladas nas paredes. A exposição será chamada de “Por dentro do Projeto Tietê”. No final do túnel será exibido um filme sobre a evolução do programa e o resultado alcançado no interior paulista.

No evento serão divulgadas mostras, iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica envolvendo ONGs, pesquisadores e órgãos governamentais através de vinte estandes temáticos, debates, palestras, oficinas, maquetes e peças de teatro. A entrada é gratuita.

Veja a programação no site da SOS Mata Atlântica.

Projeto Tietê

O Projeto Tietê, realizado pela Sabesp, é uma história de sucesso. A 1ª Etapa, de 1992 a 1998, possibilitou a coleta dos esgotos de mais 2,4 milhões de pessoas, elevando o índice de atendimento em coleta de 66% para 78% da população da área de atuação da Sabesp na RMSP. Contudo, o maior aumento observado foi no tratamento que beneficiou 5 milhões de habitantes da Metrópole, fazendo com que o índice de tratamento saltasse de 24% do esgoto coletado em 1992 para 63% em 1998, tendo a vazão tratada aumentado 2,7 vezes, elevando o volume tratado de 4.000 l/s para 11.000 l/s. Nesta fase, ainda, foram construídas 5 grandes Estações de Tratamento de Esgotos – ETEs.

A 2ª Etapa, com previsão de conclusão em 2008, possibilitará a coleta de esgotos de mais 1,2 milhões de habitantes, elevando o índice de atendimento em coleta para 84%. A vazão tratada vai superar 5.000 l/s, levando o benefício a mais 3,5 milhões de paulistanos com o aumento do índice para 70% dos esgotos coletados. Na 2ª Etapa, a Sabesp conclui a implantação do sistema de interceptores ao longo do rio Pinheiros, para o escoamento dos esgotos coletados nas áreas das represas Billings e Guarapiranga e nas demais regiões ao longo desse rio para a ETE Barueri.

Nessa direção, a Sabesp trabalha em conjunto com órgãos públicos tratando a questão com prioridade e transparência para realizar de forma eficiente as determinações do Governo do Estado e as aspirações da sociedade civil organizada para que o rio Tietê e seus afluentes renasçam, a exemplo de outras experiências bem sucedidas no Mundo.

Da Sabesp

(L.F.)