Sabesp mostra a importância do flúor em evento de odontologia

Durante o encontro, a Sabesp realizará a distribuição de água aos participantes

ter, 27/01/2009 - 20h10 | Do Portal do Governo

Termina nesta quarta-feira, 28, o 27º Congresso Internacional de Odontologia – Ciosp, considerado o maior evento de odontologia da América Latina. Apoiada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, a iniciativa tem como um dos principais destaques a relação da fluoretação da água das torneiras paulistas com a diminuição dos índices de cáries. Durante o encontro, a Sabesp realizará a distribuição de água aos participantes e disponibilizará um estande onde profissionais da empresa poderão esclarecer dúvidas sobre a qualidade da água e a relação da adição do flúor na água como auxílio na redução de cáries.

Segundo especialistas, a cárie dental é considerada como um dos principais problemas odontológicos no Brasil e em diversas partes do mundo. Entre as medidas preventivas recomendadas pela Opas, a Organização Panamericana de Saúde, para prevenção de cárie dentária a fluoretação da água distribuída à população é a de maior alcance social.

De acordo com a oganização, além de barata e de simples a operação, chega a todos os domicílios. Estima-se com isso uma redução de 65% na quantidade de cáries, principalmente nas crianças. De acordo com dados da Secretaria da Saúde e da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), os índices de saúde bucal são melhores nos municípios com sistemas de abastecimento de água fluoretada.

De acordo com a Lei 6050 de 24-05-74, todos os projetos destinados à construção ou à ampliação de sistemas públicos de abastecimento de água, onde haja estação de tratamento, devem incluir previsões e planos relativos á fluoretação da água. A Sabesp esclarece que o teor de flúor na água é definido de acordo com as condições climáticas (temperatura) de cada região, em função do consumo médio diário de água por pessoa. Para o estado de São Paulo o teor ideal de flúor é de 0,7 mg/l (miligramas por litro) podendo variar entre 0,6 a 0,8 mg/l. Além disso, a empresa enfatiza que a ausência temporária ou variações de flúor na água de abastecimento não tornam a água imprópria para consumo.

O congresso reúne 200 palestrantes convidados e outros 2 mil trabalhos com temas livres que serão apresentados no formato de painéis e sessões orais. Além disso, haverá uma exposição que vai reunir representantes de 22 países para mostrar o que há de mais novo em equipamentos e produtos médico-odontológicos. O evento, que ocorre das 11h às 20h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, espera receber cerca de 70 mil visitantes até o último dia de exposição.

Da Sabesp