Sabesp monitora captação e entrega de água aos usuários

Região Metropolitana da capital paulista conta com sistema integrado para garantir segurança hídrica aos usuários

qui, 22/03/2018 - 20h33 | Do Portal do Governo

Até chegar às residências dos paulistas, a água percorre um caminho longo. O processo consiste no transporte do produto, na preservação do recurso desde a fonte de abastecimento e na entrega aos usuários.

Na Região Metropolitana da capital paulista, o sistema de abastecimento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é integrado, com oito grandes complexos responsáveis pela produção de 65 mil litros de água por segundo. São eles: Alto Cotia, Baixo Cotia, Alto Tietê, Cantareira, Guarapiranga, Ribeirão da Estiva, Rio Claro e Rio Grande.

O trabalho da Sabesp começa nas represas ou poços, onde é necessário ter o controle de armazenamento, condições e qualidade para envio às estações. O tratamento da água pode ser convencional e dividido em etapas, para tirar a impureza e deixar o produto apropriado para o consumo.

Durante todo o processo, a Companhia realiza um controle rígido, por meio de análises laboratoriais para atender os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. Após o tratamento, a água é armazenada em reservatórios, normalmente situados em pontos mais altos para facilitar a entrega à população. Existem também estações elevatórias ou unidades de bombeamento para facilitar a distribuição.

Nos poços profundos, a Sabesp realiza a cloração e a fluoretação, um procedimento mais simples, porém com os mesmos acompanhamentos para monitorar e controlar a qualidade do produto. Vale lembrar que os sistemas produtores funcionam 24 horas durante os 365 dias do ano para garantir o abastecimento dos usuários.