Sabesp lança novos serviços em Santos e Cubatão

Empresa passará a fazer limpeza de caixa de gordura, fossa séptica e desobstrução de ramal interno de esgoto

sex, 07/07/2000 - 15h38 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, está ampliando sua atuação na Baixada Santista, com o objetivo de oferecer ainda mais serviços de qualidade a seus clientes. Os municípios de Cubatão e Santos foram escolhidos para implantação dos projetos piloto. Cubatão vai sediar a implantação do Programa de Limpeza de Caixa de Gordura e Fossa Séptica, enquanto que Santos irá receber o Programa de Desobstrução de Ramal Interno de Esgotos, ambos com início na próxima segunda-feira, 10 de julho.
‘São projetos-piloto, que testarão a demanda destes serviços e também as necessidades do consumidor’, explicou a gerente comercial e de marketing da Sabesp na Baixada, Nilda Vilete, que está estudando ainda a implantação de outros serviços, bastante solicitados pelos consumidores. Em cada dez atendimentos realizados pela Sabesp relacionados a extravasamentos de esgotos, pelo menos cinco são referentes a problemas internos, como entupimento do ramal (encanamento interno de esgotos do imóvel).
Para o lançamento dos programas, as equipes da Sabesp estão passando por treinamento específico, não só para realização técnica do trabalho, como também para o atendimento adequado ao cliente.
‘Estes são os primeiros serviços oferecidos pela Sabesp na Baixada em que o funcionário entrará na casa do consumidor, por isso estamos dando ênfase à capacitação para o atendimento ao público’, disse o gerente da Divisão Santos da Sabesp, engenheiro João Cesar Queiroz Prado, que vem coordenando a implantação.
Ele explicou que os funcionários estão sendo orientados a fornecer todas as informações ao cliente no momento do orçamento, desde o custo e tempo de execução do serviço, até orientações sobre o uso correto das instalações internas de esgoto, a fim de evitar obstruções e possíveis extravasamentos, dentro da preocupação permanente da Sabesp com a preservação do Meio Ambiente.

DESOBSTRUÇÃO – A obstrução do ramal interno de esgoto é freqüente, principalmente em razão do mau uso das instalações internas, utilizando vasos sanitários, ralos e pias como cesto de lixo. A rede de esgotos não é dimensionada para receber papel, cigarro, absorventes íntimos, cascas e embalagens de alimentos, etc. Estes materiais podem causar o entupimento do ramal. Para a desobstrução, a Sabesp utilizará equipamentos especiais, como a máquina flex cleaner, através de funcionários altamente capacitados e experientes.
A Sabesp também irá distribuir folhetos educativos alertando sobre estes maus hábitos e suas conseqüências para o Meio Ambiente, já que entupimentos na rede podem causar extravasamentos

CAIXA DE GORDURA – É recomendado que a caixa de gordura seja limpa a cada seis meses. A caixa tem a função de reter a gordura, para que esta não chegue até o ramal de esgoto domiciliar, evitando-se entupimentos e conseqüentes extravasamentos de esgotos em calçadas, ou até mesmo dentro das residências.
É importante lembrar que a limpeza da caixa de gordura é imprescindível, buscando-se evitar danos ambientais, já que o esgoto proveniente de extravasamentos pode chegar às galerias de águas pluviais e chegar às praias e mangues da nossa região.

PILOTO – O custo inicial para a limpeza da caixa de gordura será de R$ 55,00 por caixa. Para a desobstrução do ramal interno, o custo será de R$ 60,00 a hora. A Sabesp dá garantia de 60 dias e orçamento prévio sem compromisso. O cliente poderá solicitar o orçamento ou a execução do serviço pelo Atendimento Telefônico Gratuito 195, todos os dias, das 7 às 20 horas, ou comparecer diretamente à agência de Cubatão (Rua Bernardo Pinto, 395), das 10 às 16 h, e na agência de Santos, para desobstrução do ramal interno de esgotos (Av. São Francisco, 128, Santos), das 10 às 16 horas.
Além da garantia do serviço executado por técnicos especializados, a Sabesp cumpre todas as normas para proteção ambiental, despejando os resíduos nas Estações de Tratamento de Esgotos, já preparadas para receber esses efluentes.