Sabesp investe R$ 16,8 mi em S. José dos Campos

Ao todo estão em andamento 21 frentes de trabalho

ter, 30/08/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Sabesp concluiu este mês a instalação de 26 km dos 31 km de tubulações da nova rede de água de São José dos Campos, uma das principais etapas das obras de ampliação e reforço do sistema de abastecimento de água, que beneficiarão todas as regiões da cidade. Ao todo estão em andamento 21 frentes de trabalho.

Com investimentos de R$ 16,8 milhões, dos quais 56,4% já foram executados, o sistema complementar de abastecimento de água, ou anel hídrico, inclui: 6 reservatórios, com capacidade total para armazenar 9 milhões de litros de água tratada; 3 estações de bombeamento e 2 estações elevatórias. O término das obras está previsto para 2012.

“A instalação da rede de adutoras é uma etapa importante do projeto de ampliação e reforço do sistema de abastecimento de água de São José dos Campos. Com esta e outras melhorias que estão sendo feitas teremos o abastecimento normalizado em períodos de alta demanda e nos pontos mais altos e distantes da cidade”, afirmou o superintendente da Unidade de Negócio da Sabesp no Vale do Paraíba, Oto Elias Pinto.

Nos meses de setembro e outubro as obras estarão concentradas nos bairros Jardim da Granja, Jardim Uirá e Jardim Veneza para a instalação de adutoras, reservatórios e estações de bombeamento. Os necessários desvios e isolamentos nas vias públicas para a realização das obras são planejados visando minimizar os impactos e autorizados pela prefeitura.

As principais obras concluídas ou em andamento

Região Leste

Obras concluídas: na Vila Tatetuba foram construídas uma estação elevatória de água tratada, com vazão de 387 litros/segundo, e adutora com 4,5 quilômetros de extensão. Todo o sistema já está operando.

Obras em andamento: construídos 7 dos 7,15 quilômetros da adutora localizada entre os bairros Jardim Santa Inês e Galo Branco.

– No Jardim São José II, o término das obras de construção do reservatório com capacidade para 1 milhão de litros de água está previsto para novembro de 2011.

– Iniciadas as obras do reservatório do Jardim Nova Esperança, com capacidade para 1,5 milhão de litros de água.

Região Sudeste

Obras em andamento: iniciadas as obras do reservatório do Jardim Flamboyant, com capacidade para 2 milhões de litros de água. O sistema inclui uma estação de bombeamento com vazão de 8,54 litros/segundo e adutora com extensão total de 2,8 quilômetros. As obras da adutora estão na fase final.

– No Jardim da Granja serão construídos um reservatório com capacidade para 1,5 milhão de litros, uma estação de bombeamento com vazão de 92 litros/segundo e adutora com 1,7 quilômetro de extensão. A implantação da adutora já foi iniciada.

Região Sul

Obras concluídas: foram concluídas as obras de implantação das adutoras do Jardim Imperial, com quase 1 quilômetro de extensão, e do Jardim Morumbi, com 7,8 quilômetros de extensão. O sistema já está parcialmente em operação.

Obras em andamento: em setembro serão iniciadas as obras da adutora do Jardim Veneza, com cerca de 3,5 quilômetros de extensão, e de estação de bombeamento com vazão de 62,3 litros/segundo. O sistema inclui um reservatório, com capacidade para 1 milhão de litros de água.

Região Norte

Obras em andamento: está prevista para dezembro de 2011 a conclusão das obras do reservatório do Jardim Guimarães, com capacidade para 2 milhões de litros de água. O sistema inclui adutora com quase 1 quilômetro de extensão, também em fase de conclusão.

Região Oeste

Obra concluída: a adutora do Jardim das Indústrias, com 3,8 quilômetros de extensão, já foi concluída e está em plena operação.

Da Sabesp