Sabesp investe em coleta e tratamento de esgotos em Itapecerica

São mais de 5 quilômetros de novas redes coletoras e 1 quilômetro de oletores troncos

ter, 20/05/2008 - 20h25 | Do Portal do Governo

Nesta semana, a Sabesp inicia obras de implantação de redes coletoras de esgotos no Jardim Idemori, bairro do município de Itapecerica da Serra situado em área de proteção aos mananciais da Bacia Guarapiranga, cuja represa é responsável pelo fornecimento de água para cerca de 3,8 milhões de pessoas da zona sul e sudoeste da Capital.

São mais de 5 quilômetros de novas redes coletoras e 1 quilômetro de oletores troncos, que beneficiarão com o serviço de coleta de esgoto os moradores das ruas: Babilônia, Albânia, Creta, Grécia, Macedônia, Mesopotâmia; além das Estradas dos Guatambus, das Guarantãs, Nizilio Banqueri, dos Coqueiros, das Piuvas, do Jararaú e dos Pinheiros.

As obras serão feitas de forma a causar o mínimo de interferência e transtornos no dia-a-dia das pessoas, preservando as condições das ruas após as obras. Para que estas ações ocorram de forma participativa, a Sabesp colocará à disposição uma equipe que desenvolverá junto à comunidade diversas atividades de cunho socioambiental ao longo das intervenções, tais como:  palestras sobre a manutenção dos equipamentos implantados, visitas  monitoradas a Estações de Tratamento de Água e Esgotos, reuniões para o acompanhamento das obras e assuntos de interesse geral, palestras sobre doenças de veiculação hídrica, entre outros assuntos de higiene e saúde.

Quando o sistema estiver pronto para operar, os moradores serão contatados por uma equipe da Sabesp, devidamente identificada, que realizará gratuitamente a ligação dos imóveis à rede. A previsão de conclusão das obras é de 12 meses e as novas redes encaminharão os esgotos de aproximadamente 400 residências para tratamento na ETE Barueri.

O investimento desta obra é de R$ 1.755.000,00, com recursos do Ministério das Cidades, por meio da Funasa – Fundação Nacional de Saúde.

Esgotamento Sanitário

A principal obra em andamento é a complementação e recuperação dos trechos existentes do Coletor Tronco Embu Mirim (assentado às margens do Rio de mesmo nome), que compreende também a conclusão da EEE – Estação Elevatória de Esgotos Valdinha.Esta obra contribuirá para a despoluição do Rio Embu-Mirim – um dos principais afluentes da Represa Guarapiranga – e para o aumento dos índices de coleta e tratamento de esgotos, melhorando a qualidade de vida da população.

Etapas investimentos

E as melhorias continuam. Estão previstos ainda a implantação de 85 Km de novas redes coletoras, além de coletores tronco, linhas de recalque e Estações Elevatórias para atender os bairros Jardim Branca Flor, Jardim Batista, Jardim Campestre, Paraíso, Nissalves, Centro, Jardim Horacina, Analândia, Jardim Jacira, Jardim Éden, Mombaça e Santa Júlia.

Isso significa que a cidade terá cerca de 50% de seu esgoto coletado encaminhado para tratamento até 2010.Ao todo, o investimento da Sabesp no Sistema de Esgotamento Sanitário de Itapecerica da Serra é de R$ 60 milhões, o maior da história da cidade. E quem ganha com isso é a população e o Meio Ambiente.

Da Sabesp