Sabesp integra carteira do sustentabilidade da bolsa de valores de SP

Indicador da BM&FBovespa relaciona empresas com ações na bolsa que apresentam alto grau de comprometimento com práticas de sustentabilidade

qui, 26/11/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Pelo terceiro ano consecutivo, a Sabesp foi selecionada para integrar a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. A divulgação foi feita nesta quinta-feira, 26, pela instituição. 

O ISE é um indicador que lista as empresas que têm ações na bolsa e apresentam alto grau de comprometimento com práticas de sustentabilidade e governança corporativa.

De acordo com a BM&FBovespa, a nova carteira, que vai vigorar até 30 de novembro de 2010, reúne 43 ações de 34 companhias. Elas representam 15 setores e somam R$ 730 bilhões em valor de mercado, o equivalente a 32,21% do valor de mercado total das companhias com ações negociadas na bolsa.

O setor de água e saneamento – do qual a Sabesp é integrante – representa 2,90% das empresas na lista. A nova carteira contempla mudanças na metodologia, que limitam a 15% a participação no índice por setor econômico. O objetivo é a redução da concentração setorial que era gerada pela fórmula de cálculo anterior, em que o limite de participação podia chegar a 25% por empresa.

As companhias participantes da nova carteira do ISE foram selecionadas entre as 51 empresas que responderam ao questionário desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). O questionário foi enviado a 137 empresas emissoras das 150 ações mais líquidas da BM&FBovespa.

O ISE foi criado a partir de metodologia desenvolvida pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (Gvces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), com o apoio financeiro do International Finance Corporation (IFC) e começou a vigorar em 2005.

Da Sabesp