Sabesp instala rede coletora de esgotos em treze morros de Santos

Obras começam nesta sexta-feira e beneficiam diretamente 25 mil pessoas

sex, 30/06/2000 - 11h38 | Do Portal do Governo

Obras começam nesta sexta-feira e beneficiam diretamente 25 mil pessoas

A Companhia de Sanamento Básico do Estado (Sabesp), empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, inicia nesta sexta-feira, dia 30, as obras de instalação de rede coletora de esgotos em treze morros de Santos, beneficiando diretamente 25 mil pessoas.
Os morros que terão as redes coletoras implantadas são: Vila Progresso, Saboó, Bufo/Fontana, São Bento, Santa Casa, Pantanal, Caneleira, José Menino, Pacheco, Boa Vista, Jabaquara, Marapé e Penha. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos em aproximadamente um ano. Serão instalados, nos morros, 37 mil metros de redes coletoras e realizadas 4.894 novas ligações domiciliares, atendendo diretamente 25 mil moradores. Atualmente, os morros contam com 2,9 mil ligações domiciliares de esgoto.
A rede dos morros será interligada à rede em operação na cidade, com os efluentes sendo encaminhados para a Estação de Pré-Condicionamento (EPC) do José Menino e, posteriormente, para o emissário submarino.
A empresa responsável pela execução dos trabalhos é a Saenge Engenharia de Saneamento e Edificação, vencedora da licitação. Os investimentos chegam a aproximadamente R$ 3,6 milhões.
Para garantir informações aos moradores dos morros sobre as obras, seu cronograma e seus benefícios, a Sabesp está distribuindo folhetos informativos. O empreendimento terá várias frentes, trabalhando simultaneamente em morros distintos, e tão logo as redes sejam assentadas, será também executado o reaterro, a fim de causar o mínimo de problemas à comunidade.

Alemoa Industrial também contará com redes de coleta

Dando continuidade às obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Santos, a Sabesp também está iniciando, nos bairros Alemoa, Santa Maria e Chico de Paula, as obras de instalação da rede para coletar os efluentes industriais. Para isso, serão assentados 11,5 mil metros de rede coletora; 396 ligações prediais; 4 Estações Elevatórias para bombear os efluentes; e cerca de mil metros de emissário por recalque.
No local, serão beneficiadas 2 mil pessoas, com investimentos de R$ 2,5 milhões. Os trabalhos serão executados pela Tecmac Engenharia e Construções, vencedora da licitação.
Com estas obras, Santos passará de 94% para 98% de cobertura em coleta, afastamento e disposição final de esgotos, índice considerado de Primeiro Mundo.