Sabesp inicia seleção de alunos para formação de nadadores

Ao final das seletivas, os dez mais bem colocados treinarão com todas despesas pagas

seg, 07/12/2009 - 11h20 | Do Portal do Governo

O Esporte Clube Pinheiros e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) deram início neste final de semana, 5 e 6 de dezembro, à primeira etapa do “CEU e Água”, projeto que vai incentivar a prática da natação em comunidades de baixa renda, promovendo a popularização do esporte e o surgimento de novos talentos. Foram realizadas as primeiras seletivas

Por meio do “CEU e Água”, até 4,2 mil crianças, de 10 a 14 anos, dos Centros Educacionais Unificados de São Paulo (CEUs), que têm atividade de natação, e de comunidades locais participarão de seletivas de natação (25 metros nado livre) para que seja realizada uma tomada de tempo.

Destas seletivas, 420 participantes serão escolhidos para nadar em um festival no Esporte Clube Pinheiros. Ao final, os dez mais bem colocados serão apadrinhados pelo Pinheiros e poderão desfrutar por um ano da estrutura do clube para treinos, com todas as despesas pagas.

Lançada no dia 11 de novembro pela Sabesp e pelo Pinheiros, a iniciativa tem a seu lado os nadadores Cesar Cielo e Poliana Okimoto e conta ainda com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo.

Para o medalhista olímpico Cesar Cielo, o “CEU e Água” pode significar uma etapa decisiva na carreira e na formação pessoal desses jovens atletas. “O Clube Pinheiros foi tudo na minha formação. Foi no Pinheiros que obtive oportunidade de me consagrar como atleta. É importante que essas crianças possam desfrutar da mesma chance que tive. O esporte faz toda a diferença na vida de uma pessoa”, afirmou o campeão brasileiro.

No dia do lançamento do projeto, o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, ressaltou que este trabalho pode revelar muitos talentos na modalidade. “Tem muito Cielo e muita Poliana escondido por aqui e podem virar campeões”, declarou.

Cronograma

As seletivas para o festival (etapa final) no clube serão divididas em oito fases, sendo que as unidades dos CEUs poderão participar com até 100 atletas cada uma. O festival será realizado na piscina olímpica do Esporte Clube Pinheiros no dia 17 de janeiro de 2010, a partir das 10h. Neste final de semana, aconteceram as primeiras etapas. As inscrições poderão ser feitas nos centros até o dia 24 deste mês.

Da Sabesp