Sabesp inicia obras do Programa Onda Limpa em Santos

Município entregará o alvará de autorização das obras à empresa nesta quinta-feira, 21

qua, 20/02/2008 - 18h24 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 21, a Sabesp receberá da prefeitura de Santos o alvará de autorização e detalhará o cronograma de obras no município do Programa Onda Limpa, que prevê a recuperação ambiental da Baixada Santista. Esse ato consolida as autorizações necessárias da prefeitura para as obras, já autorizadas pelo governador José Serra, que ampliarão a capacidade de tratamento da EPC (Estação de Pré-Condicionamento de Esgotos), no José Menino, responsável pelo tratamento e envio ao Emissário Submarino dos esgotos coletados em Santos e São Vicente insular.

O Programa Onda Limpa, que prevê investimentos da ordem de R$ 1,23 bilhão em toda a Baixada Santista, tem financiamento do Japan Bank for International Cooperation (JBIC) e a contrapartida do Governo do Estado de São Paulo por meio da Sabesp.

A ampliação da Estação de Pré-Condicionamento de Esgotos do José Menino, que passará a tratar 5,3 litros por segundo, aumentará o atual índice de coleta de esgotos das duas cidades.

Em um prazo de até 3 anos, tempo previsto para as obras da EPC/José Menino (à Alameda Adriano Neiva Mota e Silva, 45), o Programa trará reflexos diretos na melhoria da saúde, reduzindo os índices gerais de mortalidade, despoluindo os rios e, principalmente, melhorando as condições de balneabilidade das praias e o turismo regionais, além de proporcionar a geração de novos empregos e renda para a população.

O evento

O evento que destaca a parceria da Sabesp com a prefeitura de Santos para o início efetivo das obras do Onda Limpa na EPC em Santos será realizado na quinta-feira, 21, às 16 horas, no Salão Nobre Prefeito Esmeraldo Tarquínio, na Prefeitura Municipal de Santos, localizada na Praça Mauá, s/nº – Centro Histórico.

Além dos prefeitos João Paulo Tavares Papa, de Santos, e Tércio Augusto Garcia, de São Vicente, estarão presentes os diretores da Sabesp, Marcelo Salles Holanda de Freitas (Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente) e Umberto Cidade Semeghini (Sistemas Regionais), o superintendente da Companhia na Baixada Santista, Reynaldo Young Ribeiro, além de outras autoridades.

O Programa Onda Limpa em Santos e São Vicente prevê:

• Ampliação da Estação de Pré-Condicionamento de Esgotos no José Menino;

• Implantação de um novo Interceptor Rebouças com 2.200 metros de extensão, na Avenida Francisco Glicério, entre a Avenida Conselheiro Nébias e a Estação de Pré-Condicionamento de Esgotos, no José Menino;

• Reformas e ampliações de Estações Elevatórias de Esgotos;

• Reforma e adequação do sistema de admissão de água dos canais 1 a 6 para o Interceptor Oceânico, implantado na areia das praias santistas;

• Implantação de 400 metros de Emissário Terrestre com 1000 milímetros de diâmetro;

• Emissário Submarino – trecho aquático – aumento da extensão em 400 metros e instalação de novos difusores;

• Em São Vicente, serão executadas 4.700 ligações de esgotos na Vila Margarida, 4.097 no Bitaru e 2.964 no México 70.

SERVIÇO

Parceria da Sabesp com a Prefeitura de Santos para o início das obras do Programa ONDA LIMPA de Recuperação Ambiental da Baixada Santista, no município de Santos.

21 de fevereiro de 2008 – 16 horas

Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Santos

Praça Mauá, s/nº – Centro Histórico

 

Da Sabesp

(I.P.)