Sabesp incentiva a concorrência para ampliação da oferta

Cerimônia aconteceu nessa sexta-feira, 13/7, na sede da Sabesp

sex, 13/07/2007 - 21h15 | Do Portal do Governo

Comprar melhor e mais barato foi o que norteou a assinatura de um convênio de cooperação entre a Sabesp, a Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça  e a Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE), órgão do Ministério da Fazenda.

A cerimônia aconteceu nessa sexta-feira, 13/7, na sede da Sabesp, na presença do presidente da Empresa Gesner Oliveira, de Antônio Henrique Silveira, secretário-adjunto da SEAE; de Mariana Tavaraes de Araújo, secretária de Direito Econômico do Ministério da Justiça; dos diretores da Sabesp Márcio Abud (Corporativo), Rui Affonso (Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores); Paulo Massato (Metropolitano) e Umberto Semeghini (Sistemas Regionais).

Ao fazer a abertura, o presidente destacou a importância de se ampliar o leque de fornecedores da companhia, dentro de uma política mais ampla de redução de custos. Lembrou ainda alguns produtos adquiridos pela Sabesp, onde apenas um concorrente é o fornecedor. Insumos como cloro, nitrato de amônia e tubo de ferro fundido são itens de compra da Sabesp com apenas uma empresa responsável pelo fornecimento. Apenas 1% do total de produtos comprados representa 73,3% dos gastos despendidos em compras. “Nós queremos alterar esse quadro, de modo a comprar melhor, comprar mais barato e poder prestar um serviço de maior qualidade para nossos usuários finais”, enfatizou o presidente da Sabesp, para quem o cuidado com as compras se insere no programa geral de metas da Sabesp, que busca a excelência na gestão e a redução de custos para alcançar uma de suas metas, qual seja, praticamente, dobrar os patamares de investimentos até 2010.

Gesner destacou ainda que a colaboração dos órgãos de defesa da livre concorrência é fundamental para a disseminação de novas técnicas, mais apuradas, de controle da concorrência.  “Na verdade, a Sabesp já deu passos importantes na direção de ampliar a transparência e aumentar a competitividade entre os fornecedores, como é o caso do pregão eletrônico, por exemplo, mas ainda há muito a se fazer”.

Outro esforço que será desenvolvido e, novamente a colaboração dos órgãos federais será de vital importância, é a normatização e padronização dos produtos e serviços a serem adquiridos. “Se num primeiro momento, a padronização pode parecer inibidora da participação de outros atores nas concorrências, ela acaba por facilitar o trabalho de todos. Por isso, tem que se calibrar muito bem a normatização com a política de busca de novos fornecedores, de forma a se ter mais qualidade nas licitações e não inibir a participação de novos interessados”, conclui Gesner.

Já o diretor corporativo, Márcio Abud, que será o responsável pela coordenação e aplicação das mudanças propostas pelo convênio, falou que a Sabesp quer mesmo a excelência na gestão, atuando nas duas pontas com igual empenho: redução de custo e otimização dos recursos disponíveis para cumprir as metas propostas até 2010. “Vamos ampliar os fornecedores e buscar incessantemente uma redução de custo, ou seja, vamos buscar compras mais baratas e melhores”.

Representando a secretária de Saneamento e Energia, esteve presente também o secretário-adjunto, Ricardo Toledo. Tanto Antônio Henrique Silveira como Mariana Tavares de Araújo , em seus pronunciamentos, lembraram que é um orgulho trabalhar com a Sabesp, uma empresa pública que só vem dando lições ao Brasil de como é possível se desenvolver um serviço público de qualidade. Como representantes do governo federal, eles disseram que vão envidar todos os esforços no sentido de transformar a Sabesp numa empresa modelo no setor de compras em todo o país.

Da Sabesp

C.M.