Sabesp inaugura sistema de esgotamento sanitário em S. Negra

Com a conclusão das obras, o governo garante que todo o esgoto coletado no município seja tratado

sáb, 30/10/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) inaugurou na sexta-feira, 29, um complexo de obras de coleta e tratamento de esgoto na região central de Serra Negra. Foram investidos R$ 3,2 milhões em todo o sistema. As obras incluem 11,1 km de redes coletoras e interceptores. O investimento beneficia diretamente os 24 mil moradores da cidade, assim como os todos os turistas que visitam a estância turística durante o ano.

Foram executados 6,2 km de interceptores nos fundos de vales do ribeirão. O método de instalação das tubulações no fundo do canal e não no assentamento das ruas é inovador e foi necessário por conta da grande urbanização nas margens do rio. Os 370 metros de coletores-tronco foram instalados pelo método não-destrutivo – que não abre valas por toda a extensão da obra. Com a conclusão das obras, o governo do Estado garante que todo o esgoto coletado no município vá para tratamento.

A conhecida cidade das malhas concentrou toda a sua rede hoteleira no centro da cidade, com ocupação nas margens do ribeirão da Serra Negra. Esse processo de urbanização dificultou a ligação dos esgotos dos imóveis ao sistema público e seu encaminhamento para a estação de tratamento construída pela Sabesp. Há um ano e meio a Sabesp trabalha para a conclusão dos trabalhos que serão entregues hoje.

Abastecimento

A Sabesp já abastece 100% da cidade, mas realiza obras de ampliação do sistema prevendo o aumento populacional – fixo e flutuante – no município. Estão sendo investidos R$ 6,5 milhões no Sistema Produtor de Água de Salto, obra que garantirá o abastecimento na cidade nas próximas duas décadas. As obras estão previstas para serem concluídas em setembro de 2011.

Faz parte das obras um novo sistema de captação com capacidade de 80 litros de água por segundo, uma estação elevatória de água bruta e três estações elevatórias de água tratada, 12,3 km de adutoras de água tratada e uma nova estação de tratamento de água.

A obra se faz necessária uma vez que Serra Negra é uma estância turística reconhecida e que tem sua população de 24,6 mil pessoas duplicada em feriados, finais de semana e período de férias. Além disso, a cidade está localizada em uma região serrana, onde há escassez de recursos hídricos. O novo sistema produtor de água fará a captação em outro rio, ribeirão do Salto.

Da Sabesp