Sabesp inaugura Ecoposto para incentivar reciclagem de resíduos

Ideia é instalar 20 unidades como esta pela Região Metropolitana de São Paulo

qui, 09/06/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Sabesp inaugura nesta quinta-feira, 9, o primeiro de um total inicial de 20 Ecopostos de recolhimento de material reciclável na Região Metropolitana de São Paulo. O primeiro Ecoposto Sabesp foi instalado na sede da empresa, na Rua Sumidouro, 448, no bairro de Pinheiros, na capital. “Este é um exemplo de parceria com a comunidade, visando a sustentabilidade da cidade”, afirma a diretora-presidente Dilma Pena.

A Sabesp espera contar com a colaboração da vizinhança, motivo pelo qual traçou um raio de cinco quarteirões para a entrega de uma carta-convite para que as pessoas adotem a reciclagem como hábito e tragam seus recicláveis. O Ecoposto Sabesp vai receber cinco ítens: papel/papelão, plástico, metal, vidro, além de óleo de fritura.

Todo o material entregue para reciclagem será repassado a cooperativas e ONGs que trabalham com esses resíduos. A primeira é a CooperVivabem, com quem será assinado um termo de cooperação. A CooperVivabem foi criada em abril de 2004 com o objetivo de recolher todo tipo de material que pode ser reciclado na cidade de São Paulo, visando gerar trabalho e renda. A cooperativa foi logo apoiada pela prefeitura e iniciou seus trabalhos de coleta, triagem, beneficiamento e comercialização de materiais recicláveis.
Após a instalação do primeiro Ecoposto Sabesp, serão selecionados os outros lugares que vão receber a iniciativa na Região Metropolitana de São Paulo. Eles serão instalados tendo em vista as unidades da Sabesp em áreas residenciais mais adensadas. A prioridade é colocar os Ecopostos em locais em que ainda não exista esse tipo de oferta. Posteriormente o projeto será estendido ao interior e litoral.

Ao levar resíduos ao Ecoposto observe:

Limpar e lavar latas, embalagens longa vida e vidros para remover sobras de alimentos;

Amassar caixas de papelão, embalagens longa vida, frascos, garrafas plásticas e latas de alumínio para reduzir o volume;

Remover tampas dos frascos de vidro e dispor nos locais corretos de coleta (azul/papel; vermelho/plástico; amarelo/metal e verde/vidro).

No item papel, são recicláveis os seguintes produtos: papel e papelão em geral; jornais, revistas, envelopes, sacos, cartolina, caixas longa vida. Entre os plásticos, são recicláveis: garrafas PET, PVC, frascos e potes, sacolas, tubos, placas, CDs, DVDs, copos descartáveis, brinquedos, chapas de Raio X e isopor. Entre os metais: latas de aço, latas de alumínio, embalagens de alumínio (tipo marmitex, mas lavadas), tampas, peças diversas, ferragens, panelas, fios de cobre, latas de tinta já seca e parafusos. No item vidros: frascos, potes sem tampas, garrafas, copos e cacos.

Os itens abaixo não podem ser entregues no Ecoposto: papel higiênico ou qualquer item sujo por secreção; barbante, fralda, papel-carbono, fitas adesivas, papéis mistos (metalizados, parafinados ou plásticos), plásticos aluminizados, borracha em geral, elásticos, pilhas e baterias (estes têm postos específicos de coleta), lâmpadas, espelhos e vidros planos (de janelas e automóveis), porcelanas e cerâmicas.

Perfil

Inauguração do Ecoposto Sabesp
Quando: Dia 9 de junho (quinta-feira)
Horário: 12h
Local: Rua Sumidouro, 448 (Pinheiros)

Da Sabesp