Sabesp implementa Programa de Combate às Perdas de Água no Litoral Norte

Além de evitar o desperdício, empresa também quer aperfeiçoar sistemas de distribuição

qua, 14/09/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

A Sabesp do Litoral Norte vem executando o Programa de Combate às Perdas de Água em diversos bairros das quatro cidades da região para verificar as condições de instalações residenciais, comerciais, industriais e públicas para o abastecimento de água. O objetivo principal da empresa é a redução de perdas de água e a melhoria nos sistemas de distribuição.

Os técnicos da empresa realizam censo cadastral, vistoria em ligações inativas, troca preventiva de hidrômetros, troca de ramais, acompanhamento diário do volume produzido com leitura diária do macromedidor, pesquisas de vazamentos com escuta e geofonamento eletrônico, entre outras medidas.

Entre os problemas mais comuns encontrados estão: cavaletes sem acesso para manutenção, cavaletes sem acesso para leitura, cavaletes com T (o que facilita a violação do hidrômetro) e cavaletes sem lacre.

Uma das ações foi realizada no bairro Varadouro, Setor de Abastecimento escolhido para o projeto piloto, com vistoria em 471 imóveis entre março e maio deste ano.

“Dividimos o município de São Sebastião e pegamos o Setor de Abastecimento com maior incidência de perdas, ou seja, considerados críticos. A partir daí pesquisamos vazamentos existentes na rede de distribuição de água, permitindo detectar possíveis problemas de desabastecimento de água e altas pressões. Além disso, promovemos o geofonamento eletrônico em pesquisas noturnas, bem como a utilização de barras de escuta nas pesquisas diurnas. É um trabalho casa a casa”, explica o encarregado do projeto em São Sebastião, Fernando Garcia Lopes.

Segundo ele, depois de compilado os dados, os técnicos realizam o levantamento prévio para posteriores medidas de solução. “Pode ser uma simples troca de hidrômetro, como uma notificação ao morador para que possamos realizar a leitura do equipamento”, explica.

Segundo o gerente da Sabesp em Caraguá, Pedro Ponce, que coordenou os trabalhos em São Sebastião, somente com o trabalho realizado e a conscientização por parte dos moradores do Varadouro verificou-se uma queda de 20% no índice de perdas no bairro.

“Em várias ruas providenciamos a instalação de forma gratuita ao cliente, de acordo com as conformidades exigidas pela empresa. Para se ter uma idéia, foram instalados 43 kits UMA em ligações que não tínhamos acesso para manutenção e leitura”, destaca Ponce.

Agora, a equipe técnica de São Sebastião está no bairro de Maresias, na Costa Sul da cidade. Mais de 1.300 imóveis já foram vistoriados.
Segundo o superintendente da Sabesp do Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, o trabalho será estendido para outros bairros das cidades da região.

Da Sabesp