Sabesp identifica veículo clonado de falso funcionário

Muitos desses bandidos chegam a clonar veículos da empresa

qua, 12/12/2007 - 22h00 | Do Portal do Governo

Periodicamente a Sabesp alerta a população sobre os cuidados que todos devem ter com pessoas que, alegando-se funcionários da empresa, visitam as residências e comércios com o único objetivo de praticar atos ilícitos, seja pedindo dinheiro para a “solução” de algum problema ou até mesmo para roubar.

Muitos desses verdadeiros bandidos chegam mesmo a clonar veículos da Sabesp, falsificar crachás de identificação e formulários da empresa, adotando discursos bastante convincentes na desculpa para a prática de seus crimes.

Na maioria das vezes, após o alerta realizado (via Imprensa, folhetos ou comunicados nas contas de água), eles param de agir naquela região, tendo em vista que a população se encontra prevenida. Contudo, em algumas vezes, a ousadia chega a tal ponto que, mesmo com todos os alertas, a ação continua.

Felizmente, nesta quarta-feira, 12, um desses casos encontrou seu final. Uma equipe de técnicos da Sabesp que realizava serviços na região da Penha, zona Leste da Capital, cruzou com um veículo que, apesar de ter a pintura identificando-o como da frota da Sabesp, estava totalmente fora dos padrões da Empresa e sendo conduzido por elemento desconhecido.

A equipe entrou em contato com a Central da Sabesp e, informados que se tratava de um veículo com chapa clonada, passaram a seguí-lo à distância.

Imediatamente a área de Segurança Patrimonial foi acionada e alertou a Polícia Militar, que passou todas as coordenadas de ação enquanto enviava uma equipe especializada ao local.

Na Avenida Radial Leste, o motorista estacionou o veículo e simplesmente abandono-o, provavelmente tenha percebido que estava sendo seguido. A equipe da Sabesp postou-se no local e quando as viaturas da polícia chegaram, fizeram um levantamento da situação.

Trata-se de um carro roubado no município de Porangaba que, além de caracterizado como veículo Sabesp (apesar de totalmente errado), tinha em seu interior 3 hidrômetros, blocos de impressos em branco com logotipo Sabesp e uma jaqueta operacional Sabesp – vale a ressalva que o motorista estava com um uniforme da Sabesp.

Veículo e equipe da Sabesp acompanharam os policiais ao 65º DP – Arthur Alvin, para caracterização da ocorrência.

Este exemplo mostra como se deve ter cuidado com pessoas que alegam ser da Sabesp ou de outras empresas de prestação de serviços públicos.

É importante saber que:

– a Sabesp não faz visitas surpresa aos imóveis. Todos os contatos são agendados, normalmente fruto de uma solicitação do próprio morador. Mesmo a ação de leitura / entrega da conta é feita em data conhecida, além de não ser necessário que o profissional da Sabesp entre no imóvel (claro, o hidrômetro deve estar instalado corretamente, permitindo sua perfeita leitura);

– mesmo nas visitas agendadas, o morador deve solicitar a identificação do empregado, que obrigatoriamente deve estar uniformizado e com crachá. O nome e matrícula podem ser conferidos na Central de Atendimento 195 (ligação gratuita, 24 horas). Em caso de dúvidas, a orientação da Sabesp é que não seja permitido o acesso e reagendado o serviço;

– absolutamente nenhum serviço da Sabesp é cobrado pela equipe que o executa. Se a ação tiver algum custo para o ocupante do imóvel, o valor será cobrado na próxima conta, com especificação correta de qual serviço foi executado. Os empregados estão orientados a não aceitar qualquer dinheiro que lhes seja oferecido;

– a Sabesp não executa serviços internos nos imóveis. Normalmente os falsos funcionários abordam os clientes dizendo terem identificado um vazamento na parte interna, que estão ali para consertá-lo e, assim, precisam entrar no imóvel para realizar o serviço. Não aceite essa desculpa e avise imediatamente a Central de Atendimento 195 ou até mesmo a Polícia.

Da Sabesp

(M.C.)