Sabesp identifica mais de 17 mil fraudes na rede de abastecimento em 2009

Cerca de 3,5 bilhões de litros de água foram desviados por "gatos" na Grande São Paulo

seg, 01/03/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) identificou mais de 17 mil fraudes na rede de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo em 2009. O volume de água desviado pelos “gatos” foi de pouco mais de 3,5 bilhões de litros, o suficiente para abastecer por um mês uma cidade de 650 mil habitantes. Com a descoberta das irregularidades e a negociação com os fraudadores, a companhia conseguiu recuperar um montante de R$ 18,5 milhões que haviam deixado de ser faturados.

As irregularidades variam entre sutis intervenções no hidrômetro a ligações subterrâneas em que tubulações são conectadas diretamente à rede de abastecimento, dificultando a sua identificação por parte da empresa.

No acumulado do ano, das 17.296 detectadas, quase 82% (14.534 casos) localizavam-se em imóveis residenciais e 10% (1.740), em comerciais. O levantamento ainda identificou 200 irregularidades em indústrias (1%) e 1.285 (7%) em empresas. Das fraudes, o tipo mais comum foi o de violação de hidrômetro, com 9.217 casos. As ligações clandestinas chegaram a 6.258.

Esse tipo de irregularidade causa grandes prejuízos à população. Uma única fraude é suficiente para comprometer o abastecimento de um setor inteiro. As ligações clandestinas, por exemplo, provocam vazamentos, perda de pressão na rede e, consequentemente, falta de água para a população. Os “gatos” também podem ser a origem de infiltrações, que comprometem a estrutura dos imóveis, causando, inclusive, desabamentos.

O trabalho dos Caça-Fraudes, como são chamadas as equipes que realizam o serviço, ganhou fôlego nos últimos dois anos. Em 2008, 21.165 irregularidades haviam sido descobertas, com um volume de 5,4 bilhões de litros de água desviado. Cerca de R$ 26 milhões foram recuperados pela empresa. O trabalho é estratégico para a companhia, pois garante o abastecimento e a qualidade da água distribuída à população.

O consumidor flagrado terá de pagar o correspondente à sua média histórica de consumo pelo período de irregularidade apurado. A dívida poderá ser parcelada de acordo com avaliação feita pela Sabesp. Em casos de reincidência, a empresa poderá abrir um Boletim de Ocorrência (BO) contra o fraudador.

Conheça as principais irregularidades:

Hidrômetro Violado
Colocação de objeto (agulha, prego, etc.) no Disco Indicador de Volume, impedindo a marcação do volume de água.
Fraudes: 9.217 (53,29%)

Ligação clandestina
Quando é feita ligação direta do ramal da rede de abastecimento sem que a água passe pelo hidrômetro.
Fraudes: 6.258 (36,18%)

Hidrômetro invertido
Quando o hidrômetro está instalado em posição invertida, diminuindo a marcação do consumo.
Fraudes: 1.123 (7,07%)

By Pass
Ligação feita antes do hidrômetro que evita que o aparelho meça o volume consumido.
Fraudes: 598 (3,46%)

Da Sabesp