Sabesp identifica mais de 12 mil fraudes na rede de abastecimento da Grande SP

Volume de água desviado pelos "gatos" foi de quase 2,5 bilhões de litros, suficiente para abastecer por um mês uma cidade de 543 mil habitantes

qui, 16/09/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) identificou mais de 12 mil fraudes na rede de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo entre os meses de janeiro e julho deste ano – 70% do total encontrado em todo o ano passado. O volume de água desviado pelos “gatos” foi de quase 2,5 bilhões de litros, o suficiente para abastecer por um mês uma cidade de 543 mil habitantes.

O número de casos identificados é consequência do empenho da companhia em coibir esses crimes. O trabalho dos Caça-Fraudes (como são chamados os funcionários que realizam o serviço) ganhou fôlego em relação ao ano passado, com um incremento no número de equipes e maior fiscalização. Em 2009, 122.482 vistorias haviam sido feitas, com 17.296 irregularidades encontradas. Até julho, 107.694 fiscalizações foram realizadas.

As irregularidades variam entre sutis intervenções no hidrômetro a ligações subterrâneas em que tubulações são conectadas diretamente à rede de abastecimento, dificultando a sua identificação por parte da empresa.

Das 12.388 fraudes detectadas, 83% (9.982 casos) localizavam-se em imóveis residenciais e 7% (875), em comerciais. O restante das irregularidades (1.151) foi constatado em indústrias e empresas. Das fraudes, o tipo mais comum foi o de violação de hidrômetro, com 6.892 casos. As ligações clandestinas chegaram a 4.142.

Esse tipo de irregularidade causa grandes prejuízos à população. Uma única fraude é suficiente para comprometer o abastecimento de um setor inteiro. As ligações clandestinas, por exemplo, provocam vazamentos, perda de pressão na rede e, consequentemente, falta de água para a população. Os “gatos” também podem ser a origem de infiltrações, que comprometem a estrutura dos imóveis, causando, inclusive, desabamentos.

O trabalho dos Caça-Fraudes é estratégico para a Sabesp, pois garante o abastecimento e a qualidade da água distribuída à população. O consumidor flagrado terá de pagar o correspondente à sua média histórica de consumo pelo período de irregularidade apurado. A dívida poderá ser parcelada de acordo com avaliação feita pela Sabesp. Em casos de reincidência, a empresa poderá abrir um Boletim de Ocorrência (BO) contra o fraudador.

Com a descoberta das irregularidades e a negociação com os fraudadores, a companhia conseguiu recuperar um montante de R$ 13,4 milhões que haviam deixado de ser faturados.

Hidrômetro Violado
Colocação de objeto (agulha, prego, etc.) no Disco Indicador de Volume, impedindo a marcação do volume de água.
Fraudes: 6.892 (55,63%)

Ligação clandestina
Quando é feita ligação direta do ramal da rede de abastecimento sem que a água passe pelo hidrômetro.
Fraudes: 4.142 (33,44%)

Hidrômetro invertido
Quando o hidrômetro está instalado em posição invertida, diminuindo a marcação do consumo.
Fraudes: 1.020 (8,23%)

By Pass
Ligação feita antes do hidrômetro que evita que o aparelho meça o volume consumido.
Fraudes: 334 (2,70%)

Da Sabesp