Sabesp garante abastecimento de água no litoral

Planejamento, investimento e parceria com população permitiram regularizar o abastecimento durante período de festas

seg, 11/01/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) garantiu pelo segundo ano consecutivo o abastecimento de água na Baixada Santista e no Litoral Norte durante o período do Natal e Ano Novo. Na avaliação da empresa, isso foi resultado do planejamento minucioso e vultosos investimentos.

Durante o período de festas (Natal e Ano Novo), a população na Baixada Santista quase triplicou e as fortes chuvas chegaram a danificar, em alguns pontos, a rede de distribuição de água. A integração do sistema de abastecimento da empresa facilitou a adoção de manobras para garantir o abastecimento e a rápida ação das equipes impediram que a população deixasse de ter água em suas torneiras.

Outros dois fatores também contribuíram para o sucesso da operação. A implantação da nova central de atendimento para o litoral e o interior, que permitiu que as respostas fossem mais rápidas; e o uso inovador demotociclistas para manutenção e reparos expressos, o que garantiu a ausência de duplicidade de chamadas.

No total, foram investidos R$ 31 milhões. Na Praia Grande, foram trocados 40 quilômetros de tubulações e 5 mil ramais. Os demais municípios – Santos, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe – receberam intervenções pontuais de manutenção, que também trouxeram benefícios diretos para o abastecimento. Entre outros pontos, foram executadas novas redes e interligações, além de remanejamentos.

Das reclamações recebidas durante o período de Réveillon, a maior parte foi relacionada a problemas internos – seja na caixa de água ou estrutural  do  imóvel.  Foram registrados  alguns casos pontuais de baixa pressão devido a serviços emergenciais, que não podem ser previstos, e que precisaram  ser  executados, ou mesmo por conta do alto consumo em alguns setores. Imóveis superlotados registraram esvaziamento de suas caixas d’água –  o que não  significa desabastecimento. Vale destacar que os reservatórios da Sabesp mantiveram-se cheios durante todo o período.

A população abastecida foi de mais de 4 milhões de pessoas, quase três vezes a  população  fixa  da  região.  O número de chamadas recebidas pelo telefone 0800  550 195 foi de apenas 1.704. Esse volume é insignificante se comparado com o total da população que estava no litoral (cerca de 0,04%).

No Litoral Norte, as intensas chuvas que atingiram a região entre os dias 28 de dezembro e 2 de janeiro, e as repentinas faltas de energia elétrica, aliadas ao alto consumo, tiveram consequências no sistema de abastecimento. No entanto, os investimentos em ações preventivas de anos anteriores somados aos R$ 3 milhões de 2009 garantiram o abastecimento nos municípios da região. Mesmo atendendo aproximadamente 600 mil pessoas – sendo 308 mil fixas e 279 mil visitantes -, a companhia registrou 15% a menos de chamadas em relação ao mesmo período do ano passado.

O maior desafio foi manter os sistemas operando dentro da normalidade, já que o excesso de chuvas levou muita lama às captações, dificultando o tratamento da água e obrigando o funcionamento parcial das Estações de Tratamento de Água (ETA) para limpeza revezada  dos  filtros. Cento e quarenta e dois empregados ficaram de plantão e trabalharam 24 horas por cerca de dez dias.

As alternâncias no fornecimento de energia elétrica comprometeram o funcionamento dos equipamentos de bombeamento de água, mas, em todos os casos, a  Sabesp colocou seus grupos geradores para atender necessidades emergenciais.

Veja quais foram as ocorrências pontuais e resolvidas no período

Nenhuma das ocorrências citadas abaixo afetou significativamente o sistema de abastecimento.

Baixada Santista

Peruíbe
Rompimento de adutora de 500mm, no dia 3 de janeiro, em um ponto de captação de água, causou intermitência no abastecimento e necessidade de acionamento de equipes de manutenção. O sistema foi regularizado no dia 4 durante a madrugada e a adutora consertada em tempo recorde de apenas seis horas. O incidente, ocorrido de madrugada e com imediata ação das equipes da Sabesp, garantiu o abastecimento à população, com mínima intermitência.

Litoral Norte

São Sebastião
Em São Sebastião, a captação do bairro São Francisco foi suspensa no dia 30 de dezembro devido ao rompimento de uma adutora. A dificuldade de manutenção ocorreu porque uma residência foi construída irregularmente em cima da adutora da Sabesp, em área de servidão e de Preservação Permanente (APP).

Em Barequeçaba, no dia 2, o rio extravasou e a correnteza rompeu a adutora que abastece o bairro, provocando intermitência no abastecimento.  O conserto foi concluído às 18h30 do mesmo dia. O conserto da adutora ocorreu em seis horas. Foi registrada baixa pressão e não houve falta d´água.

Caraguatatuba
No dia 1º, a queda de uma árvore em cima da rede de alta tensão, que alimenta o sistema de água do Guaximduba,  interrompeu a captação no manancial, que abastece os bairros Centro, Sumaré, Martin de Sá, Prainha, Cantagalo, Olaria, e Querosene. O problema foi resolvido no mesmo dia.

Sistemas de Abastecimento – Baixada Santista

O Sistema de Abastecimento na Baixada Santista é integrado. Ao todo, são 13 estações de tratamento de água, que possuem vazão de 9.421 litros por segundo. A ETA Cubatão é responsável por quase 50% desse volume, com vazão de 4.332 litros por segundo. A ETA atende aos municípios de Santos, São Vicente, Cubatão, partes de Guarujá e Praia Grande.

A rede de distribuição da Sabesp tem, hoje, quase 6 mil quilômetros de tubulação na Baixada Santista, comparável à distância de Santos a Flórida, nos Estados Unidos. Importante ressaltar que, com toda a demanda no período, o Sistema Integrado ainda teria condições de produzir mais 10% de água tratada.

Vale destacar também que o número de reclamações caiu 15% em relação ao mesmo  período  do ano passado. Foram registradas, entre Natal e Reveillon, 1.704  atendimentos (0,04% da população), contra 1.989 em 2008-2009. Todas as chamadas  foram  atendidas pelas equipes da Sabesp em menos de 30 minutos e apenas 5% delas foram por conta de baixa pressão na rede.

Sistemas de Abastecimento – Litoral Norte

Caraguatatuba
ETA’s: Porto Novo; Guaxinduba e Massaguaçu
Vazão: 805 litros por segundo

Ubatuba
ETA’s: Carolina; Itamambuca; Praia Vermelha do Sul e Maranduba
Vazão: 622 litros por segundo

São Sebastião
ETAS: Cristina; Juquehy, Boiçucanga; Guaecá e Cristina
Vazão: 395 litros por segundo

Ilhabela
ETA’s: Água Branca; Toca e Pombo
Vazão: 190 litros por segundo

Da Sabesp