Sabesp garante abastecimento de água no litoral

Operação Água no Litoral prevê reforço de pessoal e no número de caminhões-pipa disponíveis

qua, 30/01/2008 - 16h30 | Do Portal do Governo

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) montou a Operação “Água no Litoral” que prevê uma série de medidas para assegurar o abastecimento neste período. As ações incluem reforço na equipe de funcionários e aumento do número de caminhões-pipa disponíveis.

A companhia também colocou equipes especializadas de técnicos que identificaram e consertaram vazamentos, promoveram reforços de rede e instalações de equipamentos para permitir manobras, tudo isso com o objetivo de atender regiões que ainda apresentavam alguma deficiência no abastecimento.

Em Praia Grande, por exemplo, onde a falta d’água foi mais grave no réveillon, foram detectados e eliminados 600 pontos de vazamentos e mais de 25 fraudes. Em todas as cidades do Litoral, a Sabesp também reforçou a produção de água para atender a demanda no Carnaval. A empresa está preparada para produzir até 17 milhões de litros por dia para atender plenamente moradores e turistas da região – só para se ter uma idéia, a produção média é de 8 milhões de litros diários.

Simultaneamente, estão em andamento obras para ampliar a capacidade de produção de água em cerca de 1.000 litros por segundo na Baixada Santista. Um total de R$ 370 milhões em obras já estão com contratos assinados com as empreiteiras para o período de 2008 a 2010. A empresa criou ainda o programa de redução de perdas e melhoria na qualidade da água que prevê recursos de R$ 350 milhões no período de 2008 a 2012. O governo do Estado está lançando uma série de ações para melhorar a infra-estrutura das cidades do litoral paulista, que recebem um volume grande de turistas neste período de férias.

Cleber Mata

(I.P.)