Sabesp firma parceria para atuar fora do Estado e no Exterior

Acordo foi assinado com a Agbar, quarta maior empresa de saneamento do mundo

qui, 23/07/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo assinou acordo de cooperação com a espanhola Agbar – Sociedad General Aguas de Barcelona, quarta maior empresa de saneamento do mundo por número de clientes atendidos. As duas companhias manifestaram o interesse de atuar juntas na prestação de serviço fora do estado de São Paulo e também do País.

O documento prevê o intercâmbio de conhecimentos e mapeamento de oportunidades de atuação conjunta em negócios potenciais. “Esse acordo é muito importante para a Agbar porque, além da troca de informações, possibilitará a oportunidade de prestação de serviço no Brasil e em outros países. Temos especial interesse que esse termo seja o início de uma grande parceria”, disse Manuel Navarro, diretor da empresa na América Latina.

O termo faz parte da estratégia da Sabesp para diversificar suas fontes de receitas e expandir esforços em pesquisa e inovação tecnológica. A  possibilidade de acesso às novas tecnologias foi também um dos pontos destacados pelo presidente da Sabesp, Gesner Oliveira. “Algumas já nos chamou atenção, como a disposição final do lodo resultante dos tratamentos  de água e esgoto, que é ainda um desafio no Brasil. A Agbar é uma empresa com larga experiência em soluções ambientais”, afirmou.   

A secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, destacou a experiência da companhia de Barcelona na gestão dos recursos hídricos.  Como São Paulo, Catalunha também sofre com a escassez de água. “Temos desafios muito semelhantes. Embora o Brasil possua 13% da água doce do mundo, apenas 1,5% dessas águas estão no nosso estado. O conhecimento da Agbar será da maior importância para que possamos gerir esses recursos da melhor maneira”, afirmou.

Para  Josep Huguet, conselheiro de Inovação, Universidades e  Empresas  do governo catalão, as empresas de saneamento apenas conseguirão utilizar corretamente  os recursos hídricos com investimento tecnológico.  “Por isso, é fundamental a aproximação com as universidades”, disse.

A Sabesp já tem acordos de cooperação firmados com a empresa de saneamento da Costa Rica (Aya) e outras  concessionárias estaduais, como  as de Alagoas (Casal),  Santa  Catarina  (Casan),  Paraíba (Cagepa), Rio Grande do  Sul (Corsan)  e Espírito Santo (Cesan).

Da Sabesp