Sabesp faz mutirão de limpeza e tapa-buracos na Capital

Ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de São Paulo

sáb, 23/01/2010 - 8h30 | Do Portal do Governo

A Sabesp, em pareceria com a Prefeitura de São Paulo, realizou um mutirão de limpeza e tapa-buracos pela cidade. A Sabesp disponibilizou 17 caminhões-vácuo para ajudar na limpeza das bocas-de-lobo no final de semana dos dias 23 e 24, no período das 7h às 18h, com os respectivos motoristas e operadores de equipamentos.

As medidas de limpeza, retirada de entulho e pintura de sarjetas nas principais vias da cidade fazem parte de medidas para a prevenção de alagamentos na Capital.

Funcionários das subprefeituras realizaram as limpezas manuais de bocas-de-lobo e equipes da Sabesp fizeram as limpezas mecânicas. Foram atendidas as principais vias de cada uma das 31 subprefeituras. A Superintendência das Usinas de Asfalto (Spua), da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, ficou responsável pelos serviços na Marginal Pinheiros.

Este é o mês de janeiro mais chuvoso em 77 anos (choveu 452 mm, até o dia 21), desde que começaram as medições no Parque do Estado, feitas pela Universidade de São Paulo.

A cidade de São Paulo possui 400 mil bocas de lobo, que já passaram por mais de 4 milhões  de limpezas desde 2005 (no ano passado, foram mais de 1 milhão de limpezas), e 57 mil bueiros, que receberam mais de 370 mil limpezas no período.

A cidade tem 19 piscinões, que recebem manutenção constante, sendo que deles já foram retirados, desde 2005, 934 mil metros cúbicos de detritos – aproximadamente 551 mil toneladas. Esses equipamentos têm uma função extremamente importante, pois impedem que o lixo descartado nas ruas vá parar nos córregos e rios da cidade.