Sabesp faz melhorias no sistema de água de Musácea e Pedro Barros

Empresa investiu R$ 75 mil em obras e equipamentos para impedir a interferência das chuvas

seg, 23/07/2007 - 13h25 | Do Portal do Governo

A comunidade pediu e a Sabesp atendeu. A partir desta semana, os 2 mil moradores dos bairros Musácea e Pedro Barros, em Miracatu, voltam a receber em suas casas água tratada proveniente de captação superficial, na barragem do Ribeirão dos Alferes – uma água que eles consideram “mais leve” para ser consumida.

Durante o último ano, a Sabesp vinha abastecendo os bairros com água retirada de poço profundo, mas os moradores reclamavam do “gosto” do produto. Embora se trate de água potável e 100% própria para o consumo, que atende plenamente aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a maior incidência de minerais alterava as características de sabor, dando a impressão de uma água mais “pesada”.

A opção da Sabesp em utilizar a água do poço  se deu por causa das fortes chuvas que cairam na região, deixando a água captada na superfície muito barrenta, obrigando a empresa a promover interrupções no tratamento e, conseqüentemente, no abastecimento dos dois bairros. 

Para atender aos moradores, que, representados pelo vereador José Luiz Zezeco da Silva, reivindicaram a volta da água captada na barragem do Ribeirão dos Alferes, a Sabesp investiu R$ 75 mil em obras e equipamentos, necessários para impedir a interferência das chuvas na qualidade final do produto.

Agora, com monitores e válvulas automatizados, o sistema pode atuar sem interrupções, alternando a origem da água da captação superficial para o poço profundo quando necessário.

Assim, nos momentos em que a água do ribeirão ficar muito barrenta, tornando impossível o tratamento, o sistema será automaticamente revertido para trabalhar com a água do poço, de forma a garantir que o abastecimento de Musácea e Pedro Barros não seja interrompido.  

São Lourenço – Dentro de pouco tempo, a água tratada e encanada vai chegar às torneiras das residências dos cerca de 300 moradores do Bairro Barrinha, distante 4 km da área central de São Lourenço da Serra.

As obras para implantação do sistema de abastecimento e interligação com a sede do município são realizadas pela Sabesp, em parceria com a Prefeitura.

Em reconhecimento ao empenho da equipe da Sabesp para viabilizar a obra, a Câmara Municipal de São Lourenço da Serra aprovou, no final de junho, Moção de Aplausos ao gerente do Setor de Registro, José Cândido Macedo Filho.

Embora tenha características de bairro rural, o Barrinha é considerado urbano e seu atendimento com água encanada era uma das principais reivindicações do município.

Da Sabesp