Sabesp expõe Projeto Tietê no Parque do Ibirapuera

Visitante tem acesso a um túnel de 12 metros de comprimento e 2,20m de diâmetro, onde pode conhecer mais do projeto por meio de textos, gráficos e fotos

qua, 19/05/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

De 20 a 23 de maio

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) participará do “Viva a Mata”, evento realizado pela SOS Mata Atlântica e outros parceiros para apresentar à população trabalhos na área ambiental. A exposição – com entrada gratuita – acontecerá a partir desta quinta-feira, 20, e se estenderá até domingo, 23, na marquise do Parque Ibirapuera e tem o objetivo de mostrar a trajetória do Projeto Tietê de maneira bastante diferenciada. Um túnel de 12 metros de comprimento e 2,20m de diâmetro, chamado “Por dentro do Tietê”, estará instalado no local. O espaço é semelhante a uma “tubulação” gigante e permite que os visitantes “viajem” por textos, fotos e gráficos fixados nas suas paredes.

A Sabesp também vai expor uma maquete que mostra o ciclo da água na natureza – maneira bastante didática para crianças e adultos refletirem sobre a utilização adequada da água no planeta. Além disso, a empresa vai disponibilizar totem interativo, filme e painéis sobre o Projeto Tietê, e irá distribuir água aos visitantes, por meio da “chopeira de água”.

O Viva a Mata é um evento que mostra iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, envolvendo organizações não-governamentais (ONGs), pesquisadores e órgãos do governo estadual, explorando o tema em estandes, debates, palestras, oficinas, maquetes e peças de teatro (veja a programação completa no site www.sosmataatlantica.org.br).

O Projeto Tietê, realizado pela Sabesp, é uma história de sucesso: na primeira etapa, de 1992 a 1998, possibilitou um aumento significativo na coleta e tratamento dos esgotos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A coleta passou de 70% para 80% e o de tratamento, de 24% para 62%. Nesta fase, além da construção de 1,5 mil km de redes coletoras de esgoto, 315 km de coletores-tronco e 37 km de interceptores, foram construídas três grandes estações de tratamento de esgotos (ETEs) e a ampliação de uma já existente. Também foram realizadas 250 mil novas ligações domiciliares. Coletores e interceptores são tubulações por onde o esgoto é conduzido para ser tratado nas estações.

A segunda etapa, de 2000 a 2008, elevou o índice de atendimento em coleta para 84% e o índice de tratamento de 62% para 70%. Foram construídos 38 km interceptores, 160 km de coletores-tronco, 1.400 km de redes coletoras e 290 mil novas ligações residenciais.

A Sabesp já iniciou a terceira etapa (2009 a 2015), com investimentos que superam as negociações anteriores. Nesta fase, mais de 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas com coleta de esgoto e mais de 3 milhões terão seus esgotos tratados, com obras para otimização dos sistemas de tratamento de esgotos, atendimento aos municípios periféricos e melhoria da qualidade das águas dos corpos d´água da RMSP. Serão construídos mais 580 km de coletores-tronco e interceptores, mais 1.250 km de redes coletoras de esgoto e 200 mil ligações domiciliares. O  índice de coleta de esgoto irá para 87% e, o tratamento, subirá para 84%, em 2015.

Da Sabesp