Sabesp explica de forma didática como funciona uma represa

Blog da Companhia ainda traz área elucidativa sobre dúvidas da população

ter, 18/01/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa vinculada à Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, editou um vídeo simulando, de modo didático, como se dá o funcionamento de uma represa.

Em seu blog, em um link contendo perguntas e respostas, a Companhia ainda explica, de forma ampliada, que a Sabesp não contribui para as enchentes ao descarregar a água de uma represa. “Ao contrário, a água represada nos reservatórios tem ajudado a minimizar os efeitos das chuvas em muitas cidades, evitando inundações mais severas nas regiões ribeirinhas. Isto porque o volume de água recebido pela represa é bastante superior ao volume vazado, ajudando a reter a água. Vale lembrar que as represas não criam água, elas apenas armazenam o excesso de águas no período das chuvas para posterior uso no período das estiagens”, diz o principal trecho da resposta.

Outro assunto bastante comentando nos últimos dias, sobre  abertura das comportas em determinadas situações, tem gerado algumas distorções que valem esclarecimentos. A operação de descarregamento mediante abertura de comportas, conforme explica a Sabesp, é uma manobra de segurança prevista no caso de a água ultrapassar os níveis operacionais. A companhia salienta que a operação das represas obedece a normas técnicas e legais da Agência Nacional de Águas e do Departamento de Águas do Estado de São Paulo e que a operação de abertura é feita para garantir a segurança do sistema e da população.

Do Portal do Governo de São Paulo