Sabesp executa última fase das obras em bairro de Caraguatatuba

Conclusão da obra, prevista para agosto deste ano, Sabesp atingirá 100% na coleta e tratamento do esgoto no bairro Rio do Ouro

seg, 22/02/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), autorizou a liberação de mais uma obra de esgoto do Programa Onda Limpa, com investimento de R$ 1,9 bilhão no litoral paulista. Será a segunda fase das obras complementares do Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro Rio do Ouro, em Caraguatatuba, licitadas no final de 2009. Esta é a última fase da obra que terá duas estações elevatórias e um quilômetro de linha de recalque no bairro, em complemento às redes coletoras e ligações executadas na primeira etapa.

Com a obra, o índice de atendimento com coleta, afastamento e tratamento de esgotos de Caraguatatuba sobe de 44 para 47%.  

Ao todo, a Sabesp investiu R$ 3 milhões na obra do bairro Rio do Ouro, que na primeira fase concluída no primeiro semestre de 2009, teve a instalação de 9,3 mil metros de rede coletora, 899 unidades de ramais prediais e 1,5 mil metros de coletor principal.

No término da obra, previsto para agosto deste ano, a Sabesp vai atingir 100% na coleta e tratamento do esgoto no bairro. Serão cerca de 1.300 ligações de esgoto para atender uma população de seis mil habitantes ao longo de nove quilômetros de redes de esgoto, desde a altura da polícia rodoviária, na Tamoios, até as proximidades da Rua Marginal do Rio Santo Antônio.

O superintendente regional Sabesp, José Bosco Fernandes de Castro, ressalta que para a efetiva eliminação da poluição nas águas do rio Santo Antônio e outros córregos da bacia atualmente atingidos pelos lançamentos irregulares, deverá ocorrer a partir de uma contrapartida da população. “Não adianta a estrutura física da obra se a população não pedir as ligações para se conectar à rede da Sabesp. Com as obras de esgoto no município, a Sabesp vai atingir até 2011, 78% do saneamento. O benefício será para todos”, ressaltou.

De acordo com informações da gerência da Sabesp em Caraguatatuba, a empresa ainda trabalha para realizar as ligações de 40% das residências ainda não conectadas à rede da Sabesp. “Este índice é preocupante, já que o não uso da rede de esgoto interfere nas condições de saúde da população, além da conservação do meio ambiente e dos recursos hídricos”, exemplificou o superintendente regional.

Reuniões entre a Sabesp, Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura e a Vigilância Sanitária vêm sendo realizadas para um trabalho em conjunto de conscientização da população sobre a importância da conexão na rede de esgoto. Além disso, desde novembro, equipes da Sabesp visitam as residências nos bairros do Travessão e parte do Jardim Aruãn, informando da importância de se conectar a rede de esgoto, com ações sociais e trabalho educativo.

Da Sabesp