Sabesp executa obras da terceira etapa do Projeto Tietê

Obras beneficiarão 183 mil habitantes com ampliação do tratamento dos esgotos coletados

qui, 10/09/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) está executando na região leste de São Paulo uma importante obra da terceira  etapa do Projeto Tietê: a implantação do Interceptor ITi-15 e coletores tronco Três Pontes, Tipóia e Pires. Os trabalhos foram iniciados na divisa dos municípios de Itaquaquecetuba e São Paulo, e ainda se estenderão por Poá e Ferraz de Vasconcelos.

Ao todo, serão assentados 19,3 km de coletores-tronco (tubulações colocadas ao lado de córregos e de pequenos rios que recebem esgotos de várias redes coletoras e enviam a um interceptor) e mais 5 km de interceptores (tubulações de grande porte assentadas ao lado de rios que recebem grandes quantidades de esgoto dos coletores-tronco e as envia às Estações de Tratamento de Esgoto). O investimento total é de R$ 59 milhões. 

Benefícios da obra  

Com a conclusão das obras, prevista para julho de 2011, 183 mil habitantes das quatro cidades serão beneficiados com a ampliação do atendimento com tratamento dos esgotos coletados. Além disso, os córregos Três Pontes, Tipóia e Pires deixarão de receber os esgotos gerados nessas bacias – um volume estimado de 304 litros por segundo – que serão encaminhados para a Estação de Tratamento de Esgotos de São Miguel.

As obras beneficiarão os moradores dos seguintes bairros: Jardim Santa Helena, Vila Sonia, Vila Jesuína, Jardim da Estação, Jardim Nossa Senhora da Ajuda, Vila Gepina, Vila Bartira, Vila Passalaqua, Vila Dolores, Vila Monte Belo, Jardim Valparaiso e Jardim Mirai (Itaquaquecetuba); Jardim Santa Luiza de Poá, Cidade Kemel, Vila Santa Helena, Jardim Julieta e Jardim Ivanete (Poá); Vila Jurema, Jardim Luis Mauro, Jardim Débora, Jardim Freire, Bairro do Rosário e Jardim Malda (Ferraz de Vasconcelos); Jardim Pantanal, Itaim Paulista e Jardim Célia (São Paulo).

Projeto Tietê   

O Projeto Tietê está entrando na terceira etapa, quando serão investidos cerca de US$ 1,05 bilhão. O objetivo é dar continuidade à melhoria da qualidade ambiental da bacia do Alto Tietê, por meio da ampliação da infra-estrutura de coleta, afastamento e tratamento de esgoto. Estão previstas 580 km de coletores-tronco e interceptores, 1.250 km de redes coletoras, 200 mil ligações de esgotos domiciliares e ampliação da capacidade de tratamento de esgotos em 7,4 m³/s.

Entre os principais benefícios estão a ampliação da coleta de esgotos da Região Metropolitana de São Paulo de 84% para 87%, o de tratamento de 70% para 84% e a redução da carga orgânica lançada no Rio Tietê acima da Barragem de Pirapora. Nesta fase, mais de 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas com a coleta de esgoto e mais de 3 milhões terão seus esgotos tratados.

Da Sabesp