Sabesp entrega primeiras contas individuais em condomínio

Serviço foi lançado oficialmente em 16 de dezembro para os 364 municípios atendidos pela companhia

qui, 15/01/2009 - 21h03 | Do Portal do Governo

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) entrega na sexta-feira, 16, as primeiras contas individuais aos moradores do Condomínio Nova Imagem, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em Francisco Morato (Grande São Paulo). O edifício, de 16 apartamentos e onde residem aproximadamente 70 pessoas, foi o primeiro a receber o serviço de medição individualizada oferecido pela Sabesp desde dezembro.

Com o hidrômetro individual, cada unidade habitacional só paga o que efetivamente consumir, prevalecendo a justiça social: quem consome mais paga mais. A entrega das contas aos moradores ocorrerá às 11h. O edifício em Francisco Moratofica na Rua Raquel Magalhães Alves, 481.

A medição individualizada foi lançada oficialmente pela Sabesp no dia 16 de dezembro de 2008. Para isso, a companhia se associou ao Centro de Desenvolvimento e Documentação da Habitação e Infra-Estrutura Urbana (Cediplac), entidade conveniada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). A parceria deu origem ao ProAcqua, programa que vai se responsabilizar pela capacitação e certificação dos profissionais que irão se encarregar de todo o serviço, sempre mantendo o padrão Sabesp de qualidade.

Atualmente, a maioria dos condomínios conta com apenas um hidrômetro coletivo, que registra o consumo total do prédio e divide a fatura entre todos os moradores. Com a medição individualizada, haverá um hidrômetro por unidade habitacional, além do coletivo.

Sob responsabilidade da companhia de saneamento continuam a leitura, o faturamento e a emissão das contas – sem custo adicional –, além da gestão administrativa das faturas e o corte do fornecimento de água dos clientes inadimplentes. O condomínio vai arcar com as adequações e manutenção interna dos hidrômetros individuais.

O condomínio interessado em adotar o sistema precisa entrar em contato com o ProAcqua por meio do site www.proacqua.org.br ou pelo telefone (0xx11) 3032-1477.

Da Sabesp