Sabesp: Empresa apóia Projeto Navega São Paulo

Trabalho reúne estudantes para uma viagem multidisciplinar, envolvendo geografia, história e artes

dom, 14/01/2007 - 14h12 | Do Portal do Governo

Navegar pelas águas do rio Tietê pode fazer muita diferença quanto aos aspectos de educação ambiental. Este é o trabalho realizado pelo Navega São Paulo para resgatar a história do rio, restabelecer a auto-estima da população paulistana e convidá-la a um exercício de cidadania. O trabalho reúne estudantes para uma viagem multidisciplinar, envolvendo geografia, história e artes. Num primeiro momento são apresentados conceitos sobre bacias hidrográficas, o passado e a importância do Tietê.

Nestes itens há um resgate sobre o rio, a colonização do Estado, do interior do país, sua utilização como áreas de esporte, lazer e abastecimento. Em seguida, os participantes refletem sobre a situação atual, a origem da poluição e realizam um caminho reverso que é buscar os responsáveis pelo problema.

Para Christine Del Vechio Koike, bióloga e uma das coordenadoras do projeto, a atividade traz mudanças e desenvolve o aprendizado. “As crianças deixam a sala de aula e visualizam o rio, sua situação e demonstram novas atitudes que certamente fazem a diferença”, explica.

O Projeto Tietê é assunto integrante na navegação, onde é possível explicar as ações da Sabesp e do Governo do Estado para recuperação ambiental.

Com a finalidade de orientar a população sobre a necessidade de realizar as ligações de esgotos, a Sabesp, em parceria com o Navega São  Paulo, realizará visitas com moradores da Zona Sul e outras regiões. Dessa forma, será possível incentivar os benefícios e utilização das obras realizadas na segunda etapa do programa e incentivar as pessoas a utilizarem corretamente as redes coletoras.

Quem tiver interesse em navegar pelo Rio pode contatar Chistine através do telefone (11) 3035-2598. O percurso tem duração de 1h30 a 2 horas e vai do Cebolão à Ponte do Piqueri.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp