Sabesp emite contas de água e esgoto em papel reciclado para 331 municípios

Iniciativa agradou e empresas procuram parceria com a estatal para utilizar o mesmo processo na emissão de faturas

qua, 28/02/2007 - 10h43 | Do Portal do Governo

A Sabesp passou a utilizar papel reciclado em suas contas de água e esgoto. As novas contas são emitidas para clientes de Vargem Grande Paulista e Santana do Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo (RMSP), e nos municípios do interior (exceto Franca) e litoral. “No total, são 331 municípios atendidos. Além disso, os documentos da companhia enviados pelo correio são também impressos em papel reciclado”, explica a superintendente de marketing, Emília Dalla Rosa.

Os clientes foram informados sobre a mudança em sua conta mensal de água e esgoto. Para isso, a companhia produziu um folheto, entregue com a nova conta, explicando a mudança e os benefícios do uso do papel reciclado.

“Nós, da 4ª série A da Emef Virgínia Dallafini, queremos parabenizá-los por mais uma iniciativa de contribuir com o nosso País, através da reutilização de papéis usados e da economia de água.” Essa carta, enviada à Sabesp pelos alunos da cidade de Termas de Ibirá, em 22 de novembro do ano passado, mostra o apoio da população a essa iniciativa inédita da empresa estatal.

Questão ambiental

A leitura, o faturamento e a emissão das contas mensais de água são realizados de duas formas: pelo processo tradicional, um profissional verifica o consumo no hidrômetro dos imóveis, enviando os dados para o processamento; no mais moderno, o Técnico de Atendimento Comercial Externo (Tace) faz a leitura no local e emite a conta na hora. Nessa fase de adaptação, o papel reciclado é usado nos mais de 2,4 milhões de contas emitidas pelo antigo processo.

Emília salienta que a iniciativa da empresa teve repercussão não somente em São Paulo, mas em outros Estados. “Recebemos cartas de outros municípios que deram parabéns à companhia pela sua sensibilidade no que tange à questão ambiental. A carta dos alunos de Termas de Imbirá demonstra o quanto a questão ambiental preocupa a população. A Brasil Telecom, por exemplo, entrou em contato com a Sabesp e pretende firmar parceria técnica com a estatal para enviar também aos seus clientes contas e outros informativos em papel reciclado”, explica.

A iniciativa teve o apoio da companhia Suzano Papel Celulose. “O mais importante é que a mudança no tipo e na cor do papel não teve nenhum custo adicional para o cliente e ajuda a consolidar a imagem da Sabesp como empresa que preserva o meio ambiente”, afirma Emília.

Maria Lúcia Zanelli – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)