Sabesp e USP Leste: parceria para tratamento de esgotos

Obras beneficiarão cerca de 4 mil pessoas que frequentam a Universidade.

sáb, 21/04/2007 - 11h52 | Do Portal do Governo

Desde o mês de abril a Estação de Elevatória de Esgotos USP – Leste encontra-se em fase de testes. A instalação foi projetada para bombear 17 litros de esgotos por segundo, capacidade que será alcançada no término da contrução do campus universitário, previsto para 2014, para o coletor – tronco Bann, e deste para a Estação de Tratamento de Esgotos de São Miguel Paulista.

A execução ficou a cargo da Universidade de São Paulo (USP – Leste) sob a supervisão técnica e acompanhamento da Sabesp. Passada a fase de pré-operação (testes), a estação será doada à Sabesp, que ficará responsável pelo funcionamento e manutenção da estação elevatória.

As obras beneficiarão cerca de 4 mil pessoas que frequentam a Universidade e suportarão o aumento da demanda, prevista com a ampliação da Universidade, de 1000 novos estudantes ao ano, chegando a 10.000 pessoas em 2014.

Segundo Cesar Lima, Gerente da Divisão de Operação de Esgotos Leste, outros trabalhos de parceria foram acordados, contando inclusive com a participação da comunidade. “A Sabesp e a USP pretendem despoluir fundos de vales e córregos próximos à região, envolvendo a população para preservar os equipamentos instalados e incentivar a correta utilização das redes de esgotos, reforçando os conceitos de salubridade ambiental desenvolvidos nos cursos da Universidade”, ressalta.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp

(M. S.)