Sabesp e Subprefeitura do Itaim Paulista juntas na conscientização ambiental

Iniciativa faz parte do Programa Córrego Limpo, uma parceria entre a Sabesp e a Prefeitura do Município de São Paulo, que tem como objetivo, numa prim

qui, 13/09/2007 - 8h37 | Do Portal do Governo

Sabesp e Subprefeitura do Itaim Paulista juntas na conscientização ambiental

Nesta quinta-feira, 13/9, a Sabesp e a Subprefeitura Itaim darão início à etapa de conscientização ambiental de crianças moradoras na região do Córrego Itaim, que será despoluído por meio do Programa Córrego Limpo.

Participam desta ação 450 alunos das escolas municipais de 4a a 8a séries, que visitarão as obras de construção do coletor-tronco Itaim. Após a visita ao local das obras, os estudantes seguirão para a Estação de Tratamento de Esgotos São Miguel, onde conhecerão como funciona o tratamento e assistirão a uma palestra sobre educação ambiental.

A 1a turma será formada por alunos da EMEF Maria Clara Machado, no dia 13/09, às 12h30 e o início da visita será na Av. Marechal Tito, 5350 – esquina com a Rua Itajuíbe, no bairro Itaim Paulista, Zona Leste da Capital.

O Programa Córrego Limpo

O Programa Córrego Limpo, uma parceria entre a Sabesp e a Prefeitura do Município de São Paulo, lançado em 22 de março tem como objetivo, numa primeira etapa, despoluir 42 córregos na Capital, até dezembro de 2008. Até agora já foram despoluídos os córregos Carajás, Tenente Rocha, Horto Florestal e Charles de Gaulle, todos na Zona Norte.

 A revitalização e a despoluição dos córregos estão sendo realizadas por meio de ações como a de aprimoramento dos sistemas de esgotamento sanitário e limpeza do entorno. O trabalho da Sabesp neste programa é de executar obras de prolongamento de redes, coletores e interceptores, aumentar o número de ligações domiciliares de esgotos, além da manutenção e monitoramento das redes existentes.

 As 18 subprefeituras que participam do processo farão a limpeza mecânica e manual dos córregos; a contenção e manutenção das margens e a verificação de eventuais interferências com a rede de microdrenagem (bocas-de-lobo e galerias). Nesta parceria também fiscalizarão as ligações de esgotos, notificando e multando os imóveis, que de acordo com o resultado de inspeção feita pela Sabesp não estiverem corretamente ligados à rede coletora, intimando o responsável a regularizar sua situação. Ainda que não sejam diretamente aproveitados para o abastecimento de água, os córregos interferem muito nas condições de saúde e saneamento.

 Nas enchentes, as águas da chuva se misturam com esgotos não tratados, agravando os riscos e danos aos moradores das áreas atingidas. A poluição da água pode ser também a causa de doenças de veiculação hídrica, proliferação de insetos, além de trazer outros incômodos, como o mau cheiro. Por isso, além do trabalho da Sabesp e da Prefeitura, para o Programa continuar avançando e ter êxito, é fundamental envolver e conscientizar a população dos entornos dos córregos quanto à importância do seu papel para manter o meio ambiente preservado.

Da Sabesp

(S.M.)