Sabesp e Prefeitura criam site para o Programa Córrego Limpo

Objetivo é prestar contas à população e incentivar cuidados nas áreas despoluídas

qua, 19/12/2007 - 8h00 | Do Portal do Governo

Desde o início de dezembro está disponível o site www.corregolimpo.com.br. A ferramenta tem como objetivo divulgar as ações realizadas na despoluição de 42 córregos na capital paulista.

Além de prestar contas à comunidade de todas as ações e obras realizadas, o site fornece dicas sobre a participação e envolvimento da população, já que os moradores devem fazer a interligação das residências às redes coletoras para que o esgoto não seja despejado indevidamente nos córregos e evitar o lançamento de lixo e entulho nas ruas e nos corpos d’ água.

Pelo site, o cidadão seleciona sua região, obtém informações detalhadas do projeto, consulta o termômetro da poluição para entender a situação em que se encontra o córrego e, ainda, sobre a saída dos esgotos das residências, passando pelas redes coletoras até chegar às estações de tratamento. Existem também tópicos específicos sobre a reciclagem de lixo e da parte que cabe à população para manter as intervenções executadas.

Clique córrego

A área interativa permite que o internauta indique o site para outros amigos e colabore com os projetos de educação ambiental de uma forma bastante simples: ao clicar em determinado córrego e repassar para outras pessoas, o usuário auxilia a região com a realização de palestras, oficinas e eventos comunitários.

Também é possível assistir aos vídeos do projeto e acessar um jogo com a turma do Clubinho Sabesp para despoluir os córregos.

Área Restrita

Na área restrita, os gestores da Prefeitura e Sabesp consultam e atualizam dados detalhados de todos os córregos, nos cronogramas de forma integrada, acompanhando o cumprimento dos prazos e metas estabelecidos.

O benefício maior é com relação a um único acesso tanto às informações ao público em geral quanto ao próprio acompanhamento das atividades de cada córrego que compõem ao projeto de despoluição.

Sobre o Projeto

Até o momento, quatro córregos da zona norte foram despoluídos: Carandiru/Carajás, Charles de Gaulle, Tenente Rocha e Horto Florestal/Ciclovia.

O programa prevê investimentos da ordem de R$ 200 milhões, beneficiando 2,4 milhões de pessoas em uma área de 204 km2, ou seja, 25% da população paulistana.

Da Sabesp

(M.C.)