Sabesp e HC assinam contrato de redução de tarifa de água

Projeção de economia é de R$ 120 mil por mês

ter, 08/09/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Sabesp formalizou contrato de tarifação reduzida com o Hospital das Clínicas, na semana passada, 4. Representantes do complexo hospitalar, que desde 1995 integra o Programa de Uso Racional da Água (Pura), assinaram o Contrato de Tarifação para Entidades Públicas, da Sabesp, que dará desconto de 25% na conta de água. A projeção de economia é de R$ 120 mil por mês (10 ligações do hospital, de um total de 18, farão parte desta primeira etapa do contrato). 

Desde 1995, o HC já economizou mais de 4 bilhões de litros de água – por mês, a média são 27 milhões de litros a menos. “Nós conseguimos reduzir o consumo de água em 20% a 25% do volume, mas mesmo assim aumentamos o número de serviços prestados”, destacou o superintendente do hospital, José Manoel de Camargo Teixeira. 

Segundo Teixeira, de 40 mil a 50 mil pessoas (entre funcionários, pacientes e acompanhantes) passam pelo complexo hospitalar todos os dias e a conscientização dessas pessoas foi importante. “A aceitação foi muito boa. Nota-se hoje grande preocupação interna, no sentido de economizar a água e preservar a condição adequada das instalações hidráulicas”, ressaltou. 

O superintendente da Unidade de Negócio Centro (MC), Francisco Paracampos,  elogiou o “pioneirismo” do HC no que diz respeito à adoção de medidas para economizar água. “O Hospital das Clínicas é um exemplo ímpar. Eles fizeram uma gestão hiper eficiente para baixar o consumo e nós estamos coroando esse movimento com esse contrato”, destacou. Essa medida, assegurou, vai incentivar a continuidade das ações para uso racional da água.

De acordo com o superintendente do HC, hoje as tarifas estão “no pico”, por serem os hospitais grandes consumidores de água. “Teremos agora uma economia financeira de 25% no gasto, com o compromisso de manter a economia e continuar reduzindo”, afirmou Teixeira, que, ao final, elogiou a Sabesp. “Quem mexe com recursos escassos tem a obrigação de evitar sua diminuição ainda mais. Tem que buscar reciclagem. A água é um bem precioso e a Sabesp está de parabéns com essa proposta de mecanismo de uso racional”. 

Da Sabesp