Sabesp e GE fecham termo de cooperação para mapear oportunidades de atuações conjuntas

Acordo prevê a prospecção de novos negócios no Brasil e no exterior

qui, 04/03/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a GE assinaram na quarta-feira, 3, um termo de cooperação técnica para a realização de parcerias em projetos relacionados à água, esgoto, reúso de efluentes e geração de energia no Brasil e no exterior. O acordo, com validade de cinco anos, prevê identificar a aplicação de tecnologias ou experiências que possam ser utilizadas no aprimoramento de soluções para o abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O documento estabelece que as empresas poderão participar ou promover conjuntamente eventos, fóruns de discussão e treinamentos de seus funcionários ou contratadas. Outras atividades de mútuo interesse poderão ser desenvolvidas. 

Para a Sabesp, a parceria terá como objetivo o aprimoramento da prestação dos serviços e contribuirá com a sua visão de atingir, até 2018, a universalização do abastecimento de água, coleta e tratamento do esgoto em sua área de atuação, além de oferecer a oportunidade de atuação fora do estado de São Paulo. “A Sabesp possui um interesse muito grande na cooperação tecnológica. Para se manter na liderança do setor de saneamento, a companhia precisa ser referência em inovação. Por isso, a GE será uma parceira importante”, afirma o presidente Gesner Oliveira.

Para a GE, a assinatura do termo de cooperação com a Sabesp é de grande importância, pois ressalta a expertise da companhia, no Brasil há 90 anos, destaca a tecnologia de ponta e a liderança no mercado de soluções para tratamento e acesso ao reuso de água. “Como líder global neste mercado, pretendemos promover o intercâmbio tecnológico e localizar cada vez mais as inovações da empresa”, diz Tadeu Justi, presidente da GE Water & Process Technologies.

O acordo com a Sabesp é aberto e não exclui a participação de empresas concorrentes da GE.

Sobre a Sabesp

A Sabesp é uma empresa de economia mista e tem como principal acionista o Governo de São Paulo. Em 2002, a companhia tornou-se a primeira empresa de economia mista a aderir ao Novo Mercado, da Bovespa. Simultaneamente passou a ter suas ações listadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque.

No Estado de São Paulo, a empresa atua em 365 dos 645 municípios, atendendo a uma população de 26 milhões de habitantes. Atualmente 112 cidades já possuem serviços de água e esgoto universalizados.

O convênio com a GE é o primeiro firmado com uma empresa privada. A companhia tem outros seis acordos interestaduais no País, com as concessionárias do Rio Grande do Sul (Corsan), Alagoas (Casal), Paraíba (Cagepa), Santa Catarina (Casan), Espírito Santo (Cesan) e Distrito Federal (Caesb).

Os termos assinados com a Cesan e a Casal possibilitaram a assinatura de contratos de prestação de serviço. No exterior, a Sabesp tem assinado termos de cooperação com a AYA, da Costa Rica, a espanhola Agbar, e com a Mekorot, de Israel. Mais informações no website www.sabesp.com.br.

Sobre a GE

A GE é líder em tecnologia de infraestrutura, equipamento médico e industrial, uma empresa de serviços de mídia e financeiro focada em desenvolver soluções para alguns dos problemas mais complexos do mundo. Com produtos desde motores de aeronaves, geração de energia, processamento de água, tecnologia de segurança, imagem de diagnóstico, crédito para empresas e consumidores e até mesmo mídia de TV, por meio da NBC-Universal, a GE presta serviços a clientes em mais de 100 países e emprega cerca de 320 mil pessoas ao redor do mundo. Para mais informações, visite o website da empresa www.ge.com

A GE opera no Brasil desde 1919, com escritórios de vendas e marketing localizados em diversos estados e com fábricas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todos os cinco maiores negócios da GE estão presentes no Brasil, empregando cerca de 6.000 funcionários.

Da Sabesp