Sabesp e EMTU firmam contrato para demanda de água

Acordo é mais um passo no compromisso de promover a sustentabilidade social, econômica e ambiental em SP

sex, 28/03/2008 - 19h39 | Do Portal do Governo

A Sabesp e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) assinaram um contrato de demanda firme de água – em verdade um pacote de ações em que ambos os lados firmam uma série de compromissos com resultados positivos para todos os envolvidos, inclusive para o interesse público. No documento assinado em 26 de março, a EMTU se compromete a adquirir mensalmente o total de 3.006 m³ de água, tendo como contrapartida uma redução tarifária. Esse é o 18º contrato de demanda firme, uma modalidade jurídica vencedora, criada pela Sabesp para fidelizar clientes de grande porte.

Para o meio ambiente, a medida representa um avanço, pois inclui uma redução no consumo de água e, portanto, implica numa preservação dos recursos hídricos. Para a empresa participante também é positivo, uma vez ela passa a ter água da melhor qualidade por um custo mais baixo. E a Sabesp estreita ainda mais o relacionamento comercial, uma vez que tem a garantia de que o cliente não mais vai recorrer a fontes alternativas de fornecimento, como caminhões-pipa.

Este é o primeiro contrato assinado com uma empresa de economia mista e outros mais deverão se somar nos próximos meses. No total, levando-se em conta todos os contratos, a Sabesp fornece, hoje, 415 milhões de litros de água por mês, o que garante um faturamento de R$ 4,6 milhões mensais. “Não poderíamos estar mais satisfeitos, sem dúvida o contrato de demanda firme representa avanços em vários aspectos. Do ponto de vista ambiental, é a vitória dos que lutam pela preservação dos recursos hoje escassos. Pelo lado comercial temos um cliente fidelizado, recebendo o melhor atendimento e nos remunerando com uma receita garantida, sem contar quer o cliente tem ainda a vantagem de estar dentro de uma estrutura tarifária diferenciada, com custos mais baixos”, afirmou Gesner Oliveira, presidente da Sabesp, ao receber os dirigentes da EMTU.

Já o presidente da EMTU, José Ignácio Sequeira, reforçou a importância da água para as pessoas: “Passamos a vida inteira ouvindo falar que a água é um precioso líquido, mas nem sempre damos a esse produto tão nobre o devido valor. Com a demanda firme, contribuiremos com a preservação de um recurso sem o qual não vivemos. Temos orgulho de ser a primeira empresa de economia mista a participar do programa e temos certeza que outros seguirão nosso exemplo.”“Teremos a redução tarifária pelo contrato de demanda firme e queremos também alcançar outra redução depois de encarar o desafio de participar do Programa de Uso Racional da Água – PURA”, disse José Eduardo Cupertino, diretor da EMTU, para quem a economia de água tem um importante peso.

Meta: 39 contratos serão assinados até dezembro de 2008

Na verdade, a Sabesp está em plena expansão dos contratos de demanda firme.

Outras empresas de grande porte, sediadas em municípios operados pela empresa, estão em fase adiantada de negociação para também aderirem ao contrato. A meta é chegar ao final do ano com um total de 39 contratos de clientes corporativos. O primeiro de todos foi firmado em 2002 com a Companhia Brasileira de Distribuição, o grupo Pão de Açúcar, que prossegue até hoje como um cliente diferenciado da Sabesp.

A política de contatos de demanda firme para fidelização existe desde 2002, porém, no lançamento do programa de soluções ambientais, passou-se a admitir contratos também com gasto mensal de 3 mil metros cúbicos. Antes, só eram admitidas empresas com volume de gasto igual ou superior a 5 mil m³/mês.

 

Da Sabesp

(I.P.)