Sabesp e empresa de saneamento de Alagoas testam equipamentos de combate à perda de água

Nova tecnologia detecta vazamentos invisíveis na rede de distribuição

qua, 03/03/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Os presidentes das companhias  de saneamento dos estados de São Paulo e Alagoas Gesner Oliveira (Sabesp) e Jessé Motta (Casal) apresentaram na segunda-feira, 1º, uma tecnologia inovadora no combate às perdas de água. A apresentação foi feita, durante visita aos serviços que estão sendo realizados pelas duas empresas, em Maceió. Os locais visitados foram a Avenida Pilar e a Rua Penedo, em Cruz das Almas.

A nova tecnologia conta com equipamentos modernos, conhecidos como geofones, que detectam vazamentos invisíveis na rede de distribuição de água. As intervenções fazem parte do contrato de transferência de tecnologia da Sabesp para a Casal.

O trabalho, realizado em parceria com a Sabesp, permitirá que a companhia alagoana de saneamento aumente a sua eficiência operacional e sua capacidade de investimentos, proporcionando melhor atendimento à população do Estado.

Além desses serviços, são realizados estudos para a setorização da rede de distribuição de água, que vai melhorar o abastecimento de água, bem como medidas para reduzir as perdas comerciais, provocadas por fraudes e mau funcionamento dos hidrômetros. Nesta etapa, a empresa realiza inspeção dos medidores para levantar as necessidades de adequações e trocas. A Casal prevê ainda a realização de um censo para levantar todos os imóveis e as condições de abastecimento.

O contrato Casal-Sabesp envolve recursos da ordem de R$ 25 milhões e contempla também as áreas de gestão operacional, treinamento e qualificação do pessoal técnico da companhia alagoana.

Da Sabesp