Sabesp é destaque no Prêmio Nacional de Qualidade pelo segundo ano consecutivo

19ª edição do prêmio reconheceu somente nove empresas, sendo a Sabesp a única do setor do saneamento

qui, 04/11/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), por meio de sua Unidade de Negócios Sul, foi reconhecida como Destaque no Critério Clientes do Prêmio Nacional da Qualidade 2010, o mais importante em gestão de empresas sediadas no Brasil, promovido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O anúncio público foi feito na semana passada, 29 de outubro, e a cerimônia de entrega da premiação será realizada no dia 8 de dezembro, na Sala São Paulo. A 19ª edição do prêmio reconheceu somente nove empresas, sendo a Sabesp a única do setor do saneamento.

“O Destaque recebido no Critério Clientes comprova mais uma vez que as boas práticas da Sabesp voltadas à melhoria do relacionamento com seus mais de 26 milhões de clientes trazem bons resultados”, comenta o superintendente da Unidade Sul, Roberval Tavares.

Ligada à Diretoria Metropolitana da Sabesp, a Unidade de Negócio Sul é autônoma e foi criada em 1996. A Unidade é responsável pelos serviços de distribuição de água e de coleta de esgoto na região sul da capital, atuando nos bairros de Santo Amaro, Americanópolis, Grajaú, Capela do Socorro e parte de Campo Limpo e nos municípios de Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e São Bernardo do Campo, abrangendo uma área de 1.566 km2, sendo 78% desse território parte das bacias hidrográficas das represas Billings e Guarapiranga. Na área de abrangência da Unidade, o índice de atendimento de abastecimento de água é de 100% e o de coleta de esgoto está em 78%.

Com 1.013 pessoas em sua força de trabalho, composta por empregados, aprendizes e estagiários, a Unidade administra 908.745 ligações de água, 11.920 quilômetros de redes de água e de esgoto (distância equivalente ao percurso entre São Paulo e Moscou, na Rússia), além de 36 reservatórios, 129 Estações Elevatórias de Água e Esgoto e 21 poços profundos.

Em seu mercado, atende 4.231 grandes clientes, como Solvay Indupa, Avon Cosméticos, Mercedes-Benz, Ford do Brasil, Centro Empresarial de São Paulo, World Trade Center SP, Infraero – Aeroporto de Congonhas, entre outros. Uma estrutura com quatro Unidades de Gerenciamento Regional (UGR) garante o atendimento local. A unidade atua diretamente no relacionamento com seus 3,8 milhões de clientes.

Na Unidade de Negócio Sul, o índice de satisfação por parte dos clientes é de 76%, índice que salta para 87% quando se fala dos grandes clientes, atendidos pelos produtos oferecidos por meio do Programa Sabesp Soluções Ambientais.

Em 2009 a Unidade de Negócio Norte da Sabesp foi reconhecida como Excelência no mesmo critério.

Da Sabesp