Sabesp e Daee entre os melhores da gestão ambiental do país

A avaliação é do Benchmarking Ambiental Brasileiro 2008, promovido pelo Instituto Mais

qui, 25/09/2008 - 16h35 | Do Portal do Governo

Dois órgãos do Governo do Estado, Sabesp e Daee, estão entre os 30 melhores do país em matéria de gestão socioambiental segundo avaliação do Benchmarking Ambiental Brasileiro 2008, promovido pelo Instituto Mais, iniciativa independente apoiada por entidades representativas e corpo técnico internacional. Ambos apresentaram soluções inovadoras em prol do meio ambiente e das comunidades locais, ganhando assim mais competitividade.

Os modelos de gestão adotados nos programas Córrego Limpo, da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), e Água Limpa, do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), foram recomendados para a prática benchmarking – um método de desenvolvimento gerencial onde se aprende com os melhores – e integrarão um banco de boas práticas socioambientais. Além deles, apenas outros dois projetos não são da iniciativa privada. O ranking com a classificação será divulgado nesta quinta-feira, 25, em São Paulo.

Programa que prevê na primeira fase a despoluição de 42 pequenos rios da região metropolitana de São Paulo, o que o Córrego Limpo traz de novo é a conscientização da população. Ao invés de limitar-se à limpeza da água, a Sabesp tratou de distribuir panfletos e oferecer palestras aos membros das comunidades atravessadas pelos rios explicando a importância de não jogarem lixo ou esgoto na água. Ajudando a manter os rios limpos, o benefício pode ser estendido a 2,4 milhões de pessoas. Só nesta etapa o investimento é de R$ 200 milhões.

Já o Água Limpa atua no tratamento do esgoto de cidades do interior paulista com até 30 mil habitantes não atendidas pela Sabesp. Sua maior virtude é a parceria criada entre as lideranças locais e o Governo do Estado na resolução dos problemas da região. A maior prova de que o diálogo tem surtido efeito são os números do programa: 43 obras já foram concluídas, 49 estão em andamento e outras 115 estão prestes a sair do papel. Cerca de 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas, resultado direto da aplicação de R$ 1,482 milhão em obras.

Manoel Schlindwein