Sabesp e Centro Paula Souza firmam parceria em programa ambiental

Durante cerimônia foi lançado ecoponto que receberá garrafas pet e óleo de fritura

qua, 08/09/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o Centro Paula Souza, em Taubaté, firmaram parceira na quinta-feira, 2, para desenvolver ações conjuntas no Programa de Reciclagem de Óleo de Cozinha (PROL).

Durante a cerimônia de assinatura do acordo, foi lançado o ecoponto que funcionará nas dependências da escola técnica. O posto será destinado aos estudantes, professores, funcionários e comunidade do entorno.

Em andamento desde junho deste ano, o PROL em Taubaté já impediu a contaminação de mais de 40 milhões de litros de água, na medida em que retirou de circulação cerca de dois mil litros de óleo utilizado.

Todo o óleo coletado nos ecopontos é destinado à Associação Para Valorização da Pessoa com Deficiência (Avape), que faz com que o produto arrecadado seja encaminhado para beneficiamento, para produção de biodiesel.

De acordo com o coordenador do programa em Taubaté, Carlos Gouvea, o grande destaque dessa proposta é seu alcance socioambiental. “O PROL já gera efetivamente um impacto positivo sobre o meio ambiente, na medida em que evitamos que garrafas pet e óleo de fritura sejam descartados irregularmente na natureza. Ao incentivarmos a fabricação de biocombustível, também geramos renda à Avape para o desenvolvimento de seus projetos sociais”, destaca Gouvea.

O objetivo do PROL é o de promover a coleta adequada do resíduo de óleo de frituras que, quando jogado indevidamente no ralo da pia da cozinha, pode trazer transtornos como o entupimento das redes de esgotos. Com esse programa, a empresa apoia a coleta seletiva deste resíduo e também contribui para evitar a poluição das águas, assim como colabora para a diminuição de casos de obstrução da rede de esgotos.

Como participar do PROL

Dar uma destinação correta a esse material é simples. Basta armazená-lo em garrafas PET e levá-lo a um dos postos de coleta.

Postos de coleta em Taubaté

1 – Sabesp
Rua Vicente Testa,1 Jabuticabeiras

2 – Contazul
Rua Monsenhor Siqueira, 82 Centro

3 – Escola Estadual Monteiro Lobato
Rua Prof. Clóvis Winther, 625 – Jd. Maria Augusta

4 – Escola Estadual Amácio Mazzaropi
Rua Paulo Setúbal, 502 – Vila São José

5 – Escola Estadual Deputado César Costa
Rua Granadeiro, 500 – Quiririm

6 – Escola Estadual Jacques Félix
Rua Domingues Ribas, 1072 – Vila Albina

7 – Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin
Avenida Tomé Portes Del Rei, 507 – Jardim Ana Rosa

Da Sabesp