Sabesp e Caesb fecham parceria para atuar no Brasil e no exterior

Esse é o sexto convênio interestadual firmado pela Sabesp no País

qui, 03/09/2009 - 15h48 | Do Portal do Governo

Atualizado às 22h15

O governador de São Paulo, José Serra, esteve em Brasília nesta quinta-feira, 3, onde participou da cerimônia de assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo), vinculada à Secretaria de Saneamento e Energia de São Paulo, e a Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal). Importantes empresas de saneamento do país, os dois órgãos uniram forças para atuarem juntos em futuras oportunidades de negócios. Segundo o acordo, haverá a realização de parcerias em projetos relacionados a água, esgoto, resíduos sólidos e geração de energia no Brasil e no exterior.

Com validade de cinco anos, o convênio prevê a transferência de tecnologias para a redução e controle de perdas d’água, desenvolvimento de softwares e sistemas de automação, compartilhamento de experiências em captação de recursos financeiros nos mercados de capitais, entre outras ações.

A solenidade ocorreu na sede do governo do Distrito Federal e contou com a presença da secretária de Saneamento e Energia de São Paulo, Dilma Pena, do presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, do presidente da Caesb, Fernando Leite, e outras autoridades locais.

Sabesp

Esse é o sexto convênio interestadual firmado pela Sabesp no País. A empresa já tem acordos com as concessionárias do Rio Grande do Sul (Corsan), Alagoas (Casal), Paraíba (Cagepa), Santa Catarina (Casan) e Espírito Santo (Cesan). No exterior, a companhia assinou em janeiro um termo de cooperação com o Instituto Costarricense de Acueductos y Alcantarillados (Aya), da Costa Rica, e, recentemente, com a Agbar, da Espanha.

Os termos assinados com a Cesan e a Casal, por exemplo, possibilitaram a assinatura de contratos de prestação de serviço. As Leis Estaduais 12.292/2006 e 1.025/2007 permitiram à Sabesp atuar fora do Estado e no exterior, em áreas como drenagem, resíduos sólidos e energia.

Para a Sabesp, principal empresa de saneamento da América Latina e a quinta maior do mundo por número de clientes, essas parcerias refletem a necessidade cada vez maior do intercâmbio de tecnologias e práticas entre as empresas de saneamento, com o objetivo de aprimorar a prestação dos serviços e, com isso, atingir a universalização do abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos para a população, além da oportunidade de atuação fora do estado de São Paulo.

Caesb

A Caesb atende a 93% da população urbana do Distrito Federal com distribuição de água tratada e coleta de esgoto. Todo o esgoto coletado é tratado. Os 7% não atendidos são, em maioria, de condomínios não regularizados, que existem em grande número no DF, mas a situação está sendo superada por uma política de inclusão dessa população.

A escassez na disponibilidade de água é hoje o maior desafio para a Caesb. Para enfrentar esse problema, a empresa tem atuado em três frentes: aumentar a eficiência no uso da água; melhorar a qualidade das águas dos mananciais; e incorporar novos mananciais.

Outra preocupação da Caesb é com o saneamento básico no entorno do Distrito Federal (cidades pertencentes ao estado de Goiás, mas circunvizinhas a Brasília com atividades relacionadas à capital federal). Como essas localidades têm nível de atendimento de saneamento muito baixo, elas acabaram sendo fonte de contaminação das águas do DF.

Para resolver a questão do saneamento do entorno, a Caesb se associou à Saneago (Saneamento de Goiás S.A) para formar uma empresa que atenderia especificamente a região.

Da Sabesp