Sabesp é a empresa que mais investe no cinema paulista

Pelo quarto ano consecutivo, empresa apoia a Mostra Internacional de Cinema

qui, 22/10/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

Uma das maiores prestadoras de serviços de água e esgoto do mundo com base no número de clientes, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é a empresa que mais investe no Programa de Fomento ao Cinema Paulista, da Secretaria do Estado da Cultura. 

Nada mais natural que a companhia também patrocine um dos maiores canais de divulgação da sétima arte: a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, cuja 33ª edição começa nesta sexta-feira, 23, em São Paulo. Pelo quarto ano consecutivo, a empresa é uma das patrocinadoras do evento. 

Há dez anos, a companhia incentiva no cinema nacional. As primeiras produções foram os filmes Carandiru e Pelé Eterno. De acordo com dados da Secretaria da Cultura, hoje a Sabesp é a empresa que mais investe no apoio ao cinema paulista e a terceira maior do País. Foram mais de 70 filmes que receberam investimentos nesse período. Os projetos de produção e finalização de longa-metragem são beneficiados através da Lei do Audiovisual. 

Novas produções 

No próximo mês, com o resultado do Programa de Fomento ao Cinema Paulista 2009, o mercado cinematográfico conhecerá uma nova lista de produções que receberão apoio da Sabesp. O programa é o mais importante mecanismo – em volume e alcance – de investimento do cinema brasileiro realizado no Estado de São Paulo. 

Em cartaz 

Quanto Dura o Amor? é um dos filmes patrocinados pela empresa, que está em cartaz desde 2 de outubro. A história constrói uma crônica das paixões de três personagens que fogem da solidão da cidade. 

Já Estórias de Trancoso, dirigido e roteirizado por Augusto Sevá e com atores não profissionais, recebeu o prêmio do público de melhor longa brasileiro de ficção na 31ª Mostra Internacional, em 2007. O filme conta a história, ambientada nos anos 80, de dois casais residentes na comunidade de pescadores de Trancoso, na Bahia. O longa estreou no circuito comercial na semana passada, 16.

Até o fim de 2009, deverá entrar em cartaz mais um filme patrocinado pela companhia: É proibido fumar, dirigido por Anna Muylaert, que conta a história de Baby (Gloria Pires), uma professora de violão solitária que sonha em se casar e descobre em seu novo vizinho antitabagista, Max (Paulo Miklos), a possibilidade de um amor, o que faz com que a personagem tente largar o vício do cigarro como arma de conquista. 

Sabesp para quem tem sede de cultura  

O programa patrocina diversos projetos nas áreas de literatura, artes plásticas, música, dança, teatro, circo, cinema e preservação de patrimônios culturais. Respeitando a pluralidade cultural brasileira, a Sabesp procura enfatizar a conscientização ambiental, o desenvolvimento sustentado e a memória da sociedade. 

Da Sabesp