Sabesp divulga resultados do programa Redução de Perdas de Água

157,5 bilhões de litros foram economizados, volume que abastece 520 mil pessoas

seg, 22/03/2010 - 15h27 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 22, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Sabesp divulgou os resultados do programa de Redução de Perdas de Água. Além, disso, durante o evento também foram apresentados um inventário das emissões de gás carbônico, um modelo de pequenas centrais hidrelétricas e a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, e o presidente da empresa, Gesner Oliveira, falaram sobre energia Limpa.

Entre os exemplos desse novo posicionamento socioambiental está o Programa de Redução de Perdas: por meio dele, entre 2006 e 2009, a Sabesp economizou 157,5 bilhões de litros de água, volume suficiente para abastecer 520 mil pessoas. No período, o índice de perdas da companhia caiu de 32% para 26%.

Nos últimos anos, ao mesmo tempo em que investe em obras necessárias para a universalização dos seus serviços em 2018, a Sabesp tem investido em soluções ambientais sustentáveis, tão imprescindíveis hoje, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo, um dos maiores conglomerados urbanos do mundo (19 milhões de pessoas) concentrado em uma área marcada pela escassez hídrica.

“Mais de um quinto dos brasileiros vive em São Paulo, onde está apenas 1,6% da água do País, que possui 12% da água doce do planeta”, lembrou a secretária Dilma Pena.

Além disso, outros eventos e números marcam a atuação do Governo de São Paulo com relação à preservação da água no Estado. Obras de saneamento, construção de Estações de Tratamento de Esgoto, aumento da rede coletora de dejetos, são alguns exemplos.

Programa Onda Limpa

O Governo entregou novas estações de tratamento de esgoto no litoral. A ação faz parte do programa Onda limpa que pretende despoluir as praias paulistas até 2016.Leia mais aqui.

Em três anos, cerca de três milhões de pessoas (equivalente à população de Salvador) passaram a contar com tratamento de esgoto no Estado de São Paulo. Mais de um milhão de habitantes foram beneficiados com a ampliação da rede coletora. Esses avanços são resultados dos mais de R$ 2,5 bilhões investidos pelo Governo de São Paulo, por meio da Sabesp, entre 2007 e 2009. Leia mais aqui.

O Sistema de Esgotamento Sanitário Taubaté/Tremembé, inaugurado pelo Governo Paulista recentemente, contribuirá para a despoluição do Rio Paraíba do Sul, que é responsável pelo abastecimento de cerca de 13,5 milhões de habitantes, dos quais 5 milhões em São Paulo e 8,5 milhões na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Saiba mais aqui.

Projeto Navega São Paulo

Para comemorar essa data, 15 municípios paulistas com potencial hídrico, banhados por mares, rios ou represas receberão núcleos náuticos do projeto Navega São Paulo que estimula a prática dos esportes náuticos olímpicos da vela, remo e canoagem entre jovens com idade entre 10 e 15 anos e que sejam estudantes da rede pública de ensino.

Desenvolvido pelas Secretarias de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo (SELT) e de Saneamento e Energia, esse projeto sócio-esportivo é patrocinado pela Sabesp e co-patrocinado pela Cesp e Imesp por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (do Ministério do Esporte). O objetivo é formar atletas e servir também como uma ferramenta de inclusão social. Mais informações aqui.

Adote uma nascente

A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) também lançou nesta segunda-feira, 22, o Adote uma Nascente – Programa de Proteção e Recuperação de Nascentes. O evento foi realizado na Fazenda Santa Sofia, no município de Santa Adélia. O objetivo do programa é incentivar a proteção de recursos hídricos por meio da identificação, cadastro e compromisso de proteção das nascentes. Afinal, preservar esses locais ajuda a garantir a qualidade e quantidade da água de rios, córregos e outros cursos d’água, em especial aqueles que contribuem para o abastecimento.

Água nos bicicletários

O Metrô e a Sabesp firmam parceria para oferecer água à população que utiliza os bicicletários do Metrô. Incentivando a prática regular da atividade física e a melhoria da qualidade de vida, no período de 22 a 28 de março, serão distribuídos copos de água aos usuários dos bicicletários. Mais aqui.

Do Portal do Governo do Estado com informações da Sabesp, Secretarias de Esporte, Lazer e Turismo, do Meio Ambiente e de Saneamento e Energia