Sabesp divulga plano de ação para abastecer litoral na alta temporada

Para minimizar o impacto no próximo verão, Companhia realizou uma série de investimentos em 2011

qua, 09/11/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Sabesp apresentou nesta última segunda-feira, 7, em evento realizado em Guarujá, as ações com foco a garantir o abastecimento de água durante a alta temporada de verão quando a população de algumas cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista chega a quintuplicar. Para esta época do ano, é preparada pela Companhia uma grande operação, ampliando os turnos de plantões, reforço no atendimento aos clientes e a ampliação da produção de água.

Com impacto nesta época do ano, a Sabesp realizou uma série de investimentos em 2011, executando ações preventivas e de ampliação. Os trabalhos para a temporada são iniciados ao final do verão, quando é realizado um balanço das ações. Após esta etapa, um novo planejamento é elaborado para o próximo ano. O resultado destas ações e do planejamento estratégico desenvolvido é que há pelo menos três temporadas de verão, não são registrados problemas de abastecimento.

Entre as ações, é possível destacar a ampliação do sistema de monitoramento on line da pressão e reservação da água, ampliação de redes, adequação de hidrômetros, interligações de rede e implantação de macromedidores. “Vamos disponibilizar um efetivo de aproximadamente 315 pessoas em plantão 24 horas, tanto para o abastecimento de água como coleta e tratamento de esgoto. Isso tudo é para garantir uma temporada tranquila para todos”, explica o gerente da Sabesp, Nicolas Alvarez Gonzalez.

O pico de produção de água acontece na semana entre Natal e Ano Novo, quando a produção de água chega a aumentar em cerca de 40% por dia. Estão em obras duas novas estações de Tratamento de Água, com investimentos de R$ 494 milhões, a ETA Mambu, em Itanhaém, que beneficia as cidades do Litoral Sul (Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e Área Continental de São Vicente), e ETA Jurubatuba (Guarujá). Também foram investidos cerca de R$ 20 milhões em reformas e melhorias na ETA Cubatão.

Duas outras importantes obras que reforçam o abastecimento estão em operação desde a temporada 2010-2011: a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Boracéia, em Bertioga, que permitiu dobrar a quantidade de produção de água para o município, de 30 para 60 litros por segundo, beneficiando Bertioga e São Sebastião; e o Centro de Reservação Melvi, em Praia Grande, que permite armazenar 20 milhões de litros de água.

Seguindo o modelo bem-sucedido do ano passado, a Sabesp mais uma vez vai contar com motociclistas para atendimento mais rápido ao cliente: uma espera de, no máximo, 30 minutos. Isso é importante porque a grande parte das reclamações podem ser solucionadas neste primeiro atendimento.

Além da dos grandes investimentos realizados pela Sabesp, é fundamental que cada um faça a sua parte. “Há ainda um grande desperdício no consumo de água. Em alguns dias mais quentes temos um consumo que chega a 450 litros por pessoa/dia, enquanto o preconizado pela OMS é de cerca de 150 litros de água pessoa/dia. Além disso, é fundamental este período para realizar a limpeza do reservatório interno nos imóveis de temporada, o que garante a qualidade da água distribuída”, completa o gerente Nicolas Alvarez.

Da Sabesp