Sabesp divulga nomes dos projetos que receberão patrocínio

Parcerias com a comunidade e ações ambientais estão entre os selecionados

ter, 09/11/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

Cinco projetos vão receber patrocínio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Os trabalhos foram analisados por uma Comissão Interna (composta por um representante da cada diretoria e pela Comissão Externa do Sistema de Apoios e Patrocínios da empresa. A avaliação é bastante criteriosa e leva em conta as melhorias em qualidade e a cooperação para a preservação do meio ambiente.

O primeiro é o Córrego Limpo Bacia Cruzeiro do Sul, que visa à colaboração para reverter a degradação do córrego. Para que esse objetivo seja alcançado, serão realizadas reuniões para capacitação de professores e funcionários do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), que possui uma unidade nas proximidades. Esse é um importante um trabalho de “alfabetização ambiental”, que contribuirá com o trabalho que a Sabesp realiza na região: o Programa de Educação Ambiental Sabesp (PEA), criado em 2009 para alinhar as ações de educação ambiental às estratégias empresariais.

Outro trabalho que receberá patrocínio é a disputa de condomínios no bairro de Moema – São Paulo/SP, que traz boas perspectivas para reduzir o consumo de água da região, pois contará com um concurso para determinar aqueles que conseguirem, ao final da campanha, alcançar economias significativas. Ao aceitarem participar, os moradores e funcionários do prédio receberão um material com dicas para economizar água, tais como fechar a torneira ao escovar os dentes, ao fazer a barba e se ensaboar no banho, o que proporciona grande diminuição dos desperdícios, segundo indicadores da Sabesp.

Também foi selecionado pela Sabesp, o Projeto de Recuperação Ambiental no Educandário que tem como foco a regeneração no local de preservação permanente da propriedade da Liga das Senhoras Católicas – uma das áreas degradadas no processo de uso e ocupação do solo da região metropolitana de São Paulo. No Educandário encontram-se apenas alguns pequenos fragmentos de Mata Atlântica em estágio secundário de regeneração, os quais favorecem a recomposição natural de algumas áreas. No entanto, o ritmo e diversidade biológica estão muito baixos. O objetivo do projeto é restituir as condições de funcionamento do ecossistema e recuperar a sua estrutura, seguindo os mesmos mecanismos da sucessão natural para garantir o sucesso em termos de sustentabilidade.

Para que um projeto obtenha sucesso, é de extrema importância que ele sensibilize as pessoas. Esse é o ponto de partida do “Córrego Charles de Gaulle, a água pede passagem” que desenvolverá atividades culturais e lúdicas para mobilizar os moradores do entorno e deixá-los interados da importância do córrego para a qualidade de vida da geração atual e das seguintes. Para isso, serão desenvolvidas ações que objetivam minimizar os impactos do homem na natureza e conscientizar a população por meio de jornais tipo tablóide, teatros com temática ambiental, confecção e colocação de placas educativas, mutirões de limpeza do córrego, oficinas, vídeos, entre outras.

O Projeto de Revitalização Cipoaba (operação Córrego Limpo) também parte desse princípio, tendo como ideia principal o envolvimento da comunidade e a elaboração de materiais de comunicação para buscar melhorias no meio ambiente. Ele procurará capacitar jovens para a manutenção do Blog Cipoaba, o qual trabalhará com a conscientização das pessoas por meio de materiais de educação ambiental e divulgação de eventos, tais como mutirões de limpeza e palestras sobre iniciativas já desenvolvidas (fabricação de sabões, por exemplo).

Todos os trabalhos destacam a importância de uma consciência responsável e ecologicamente correta, e buscam informar e mobilizar a população em torno da causa ambiental.

Da Sabesp