Sabesp discute inserção social e valorização da pessoa com deficiência na 23ª audiência de sustentabilidade

Evento acontecerá nesta segunda-feira, no CEU Jaguaré

sáb, 29/05/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) promoverá nesta segunda-feira, 31, a sua 23ª Audiência de Sustentabilidade. O tema deste ano será a inserção social e a valorização da pessoa com deficiência.  A abertura do evento, que acontecerá no CEU Jaguaré, será feita pelo presidente da empresa, Gesner Oliveira, seguido da palestra “Iniciativas da Sabesp para Inserção dos Deficientes e Acessibilidade nas Instalações”, que será proferida pelo superintendente de Recursos Humanos e Qualidade, Walter Sigollo.

A audiência terá, ainda, a participação do diretor vice-presidente da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Luiz Eduardo Reis de Magalhães, que abordará esporte paraolímpico com a palestra “O Esporte como Fator de Motivação e Socialização da Criança com Deficiência”. Depois dele, jornalista e autora do livro “Vai Encarar? – A Nação (quase) Invisível de Pessoas com Deficiência”, Cláudia Matarazzo, contará um pouco mais sobre a publicação, que trata do relacionamento com as pessoas deficientes e de etiqueta.

Fechando as palestras, a vereadora da Câmara de São Paulo, Mara Gabrilli, vai falar sobre o tema: “Derrubando Barreiras para uma Cidade Melhor para Todos”. Após as apresentações haverá um debate com a participação da plateia.

Conquistas

Existem no Brasil cerca de 30 milhões de portadores de necessidades especiais que requerem da sociedade, do governo e das empresas todo apoio para que possam exercer plenamente suas atividades, sem enfrentar entraves ou preconceitos.

A lei federal 8.213/91 foi um importante passo nesse sentido, assegurando às pessoas deficientes o direito a uma cota preferencial de 5% do efetivo das empresas com mais de mil funcionários. “Possuir um emprego não só assegura a sobrevivência material; como também traz a satisfação pela realização profissional e elevação da autoestima do cidadão”, afirma o assessor de meio ambiente da Presidência da Sabesp, Marcelo Morgado, organizador da audiência.

Outra conquista significativa foi a criação da NBR 9050/04, que estabeleceu requisitos técnicos para que todo ambiente – seja no trabalho, lazer, esporte e transporte – esteja adequado para que as pessoas com deficiência possam se locomover com segurança e conforto.

“Porém, ainda há muito por fazer para conferir a todos deficientes as oportunidades de realização em condições adequadas e com toda dignidade. Esta audiência propõe-se a apresentar boas iniciativas e discutir tópicos relevantes sobre esta questão, que afeta os deficientes, parentes, amigos, enfim todos nós”, define Morgado.

A audiência terá tradução pela linguagem de sinais (libras).

Audiências

As audiências de sustentabilidade são reuniões para fomentar a discussão e divulgar projetos ecológicos, sociais, culturais, científicos, educacionais, esportivos e artísticos em prol da sustentabilidade. Estes fóruns buscam inspirar a ampliação/replicação dessas iniciativas e viabilizá-las pela articulação de apoios/parcerias e repercussão na mídia. Os eventos são neutralizados, em parceria com entidade Iniciativa Verde. Assim, as emissões de gás carbônico, associadas ao consumo de eletricidade e deslocamento dos participantes, são compensadas por meio do plantio de árvores nativas.

Serviço
23ª Audiência de Sustentabilidade
Segunda-feira, 31, a partir das 14 horas
CEU Jaguaré – Rua Kenkiti Simomoto, 80 – Jaguaré – São Paulo

Da Sabesp