Sabesp dá dicas de monitoramento do hidrômetro e de economia de água

Equipamento faz a apuração do consumo de água, por meio de um contador que registra a quantidade que passou pelo medidor

ter, 11/02/2014 - 13h55 | Do Portal do Governo

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) alerta os consumidores sobre o consumo de água e dá dicas para economizar monitorando o relógio, ou hidrômetro. O equipamento faz a apuração do consumo de água, por meio de um contador que registra a quantidade que passou pelo medidor.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Para ler o hidrômetro de ponteiros deve-se anotar os números indicados em preto dos círculos menores. Em sentido horário inicia-se pela unidade x 1, depois a dezena x 10 até o último ponteiro x 1000. Já no equipamento digital, basta anotar os algarismos pretos. Para calcular o consumo mensal registre o valor que aparece no hidrômetro e reduza em relação a leitura do mês anterior.

Para evitar o gasto excessivo de água, os consumidores devem instalar arejadores de água na torneira, tomar banhos rápidos e reaproveitar o máximo de água que puder nas tarefas diárias. Práticas econômicas como usar a lavadora de roupas três vezes por semana e reutilizar a água do tanque ou da própria máquina para lavar o quintal ou a calçada, também devem ser adotadas.

Do Portal do Governo do Estado