Sabesp: Cuidados com instalações hidráulicas internas e limpeza de caixa d’água

Companhia investe em tecnologias que geram maior eficiência no processo do tratamento da água

ter, 07/03/2006 - 14h15 | Do Portal do Governo

 Abastecer com água tratada mais de 25 milhões de pessoas em cerca de 60% dos municípios do Estado de São Paulo é um dos desafios diários da Sabesp. Para manter a regularidade e qualidade deste atendimento, a Companhia investe em tecnologias que geram maior eficiência no processo do tratamento da água. Por meio das etapas de desinfecção, coagulação, floculação, decantação, filtração, correção do pH e fluoretação, todos os poluentes e agentes ameaçadores à saúde são eliminados, retirando-se impurezas e controlando o aspecto e gosto.

Além disso, mensalmente a Sabesp realiza mais de 20 mil análises dos parâmetros da qualidade da água como cor, turbidez, pH, coliformes totais, e informa sobre as condições gerais do manancial, fatores que acabam por atestar a qualidade da água fornecida. Todo este processo que passa por um rigoroso controle faz com que a água que chega até a casa do cliente atenda aos padrões de potabilidade exigidos pela Portaria 518 do Ministério da Saúde. Todos estes dados podem ser acompanhados pelos consumidores, seja através de informações impressas em suas contas de água ou através do site da Empresa, conforme orientação do decreto nº 5.440 elaborado pelo Governo Federal.

Porém, a qualidade da água que a Sabesp trata e distribui pode ficar comprometida caso as instalações hidráulicas internas dos imóveis não tiverem a devida atenção dos moradores. Há casos de contaminação da água em alguns imóveis em que as tubulações internas apresentam ferrugem ou precárias condições. O mesmo acontece quando há ligações clandestinas, pois, geralmente são feitas com materiais e técnicas inadequados, o que as tornam verdadeiros focos de contaminação. Inúmeras enfermidades como febre tifóide, disenteria, cólera, hepatite, dentre outras são transmitidas por meio de água contaminada. Portanto, para evitar estas doenças e assegurar a saúde é preciso estar sempre atento à qualidade da água que ingerimos e/ou temos contato.

Por conta disso, a Sabesp recomenda que a população faça a correta ligação às redes de água e esgoto da Companhia, que periodicamente faça a manutenção das instalações hidráulicas internas e, principalmente, realize a limpeza da caixa d´água. A Sabesp recomenda que a caixa d’água seja lavada pelo menos a cada seis meses e que se mantenha bem fechada para evitar que insetos ou outros animais acabem por sujar a água.

A preocupação da Empresa quando o assunto é qualidade é tamanho, que ela coloca a disposição de seus clientes, através de seu site um link com dicas para a desinfecção da caixa d´água, pois com ações simples como estas asseguram a continuidade da qualidade da água entregue pela Empresa.

É a Sabesp fazendo a sua parte e conscientizando a população a fazer a sua.

Assessoria de imprensa da Sabesp